O comediante japonês Ken Shimura é mais uma das figuras famosas - a primeira do Japão - que morreu em decorrência do coronavírus, na noite do domingo (29), aos 70 anos de idade, segundo a emissora pública NHK.
Em 17 de março, ele relatou cansaço e, três dias depois, foi hospitalizado. O ator testou positivo para coronavírus em 23 de março. Ken apresentou sintomas de uma pneumonia severa. No último domingo, ele não resistiu e morreu em um hospital em Tóquio.
Conhecido como "Robin Williams do Japão" e famoso pelas suas expressões faciais, o ator começou sua carreira na comédia em 1974 e, em uma de suas entrevistas, disse que se inspirava no comediante americano Jerry Lewis. Shimura fazia aparições frequentes na televisão japonesa. Ele foi também um integrante da banda The Drifters, com Cha Kato, Boo Takagi e Koji Nakamoto.
O comediante estava escalado para estrelar o próximo filme do cineasta Yoji Yamada, "God of Cinema". O estúdio Shochiku, responsável pelo longa, adiou a produção por tempo indeterminado.
Até o momento, no país japonês, são 1,866 casos confirmados e 54 óbitos em decorrência do covid-19. Atingido cedo pelo coronavírus em sua propagação inicial da China, o Japão havia visto um aumento mais gradual do que o recente aumento em grande parte da Europa e dos Estados Unidos.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, fez um apelo após uma onda de infecções por coronavírus esta semana, que ela disse que colocou a capital japonesa à beira de uma emergência. Ela pediu a dezenas de milhões de pessoas na cidade e nas regiões vizinhas que evitassem saídas não essenciais e não urgentes até 12 de abril.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.