Ação

VJs fazem projeções em prédios do Recife contra o coronavírus

Destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia, os artistas realizam projeções em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 03/04/2020 às 17:41
Divulgação
As projeções acontecem todas as noites, pontualmente, às 20h - FOTO: Divulgação

Ações surgem aos montes movimentando a comunidade artística no combate ao coronavírus (COVID - 19). Se o grupo é um dos mais afetados pela pandemia, os esforços vêm sendo redobrados no contra-ataque a disseminação do vírus.

Um grupo de VJs, ao redor do mundo, estão se reunindo para mobilizar a população em ações coordenadas de conscientização e informação contra o coronavírus. Destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia, os artistas realizam projeções em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas, todas as noites, pontualmente às 20h.

Leia também: Festival LGBT terá mais de 20 horas de atividades online

Leia também: Coronavírus: Confira agenda nacional e internacional de shows online para abril

A ação vem sendo planejada em países da Europa, África, América do Sul, entre outros continentes.

"Vai dar tudo certo", "Ligue para a sua Avó", "Fiquem em casa", "Ficar em casa é o remédio mais barato contra o coronavírus” e “Todo mundo deveria ter o direito de ficar em quarentena” são exemplos de frases projetadas.

Divulgação
No Recife, quem vem comandando as projeções é o artista visual Mozart Santos - Divulgação

No Recife quem encabeça as movimentações é o artista Mozart Santos, co-criador do Coletivo Projetemos. “Os Centros da cidades estão ficando vazios. Mas nas periferias, as pessoas ainda não estão entendendo a gravidade da pandemia. Muitas crianças, idosos e até os que não precisam sair para trabalhar, estão como se nada tivesse acontecendo, nas ruas, praças e calçadas, dos bairros", diz ele.

O projeto surge, à princípio, para conscientizar a população e os moradores da periferia, onde geralmente as informações demoram a chegar.

“O Vjing é um instrumento muito potente e de alto impacto urbano. Criamos projeções que podem ser vistas por centenas de pessoas ao vivo e por mais milhares em compartilhamento de registros das ações. Somos um grupo grande de artistas de várias expertises, vídeo makers, designers, jornalistas, poetas, todos juntos criando abordagens lúdicas e que façam bem para o corpo e para a alma”, explica.

Divulgação
As projeções acontecem todas as noites, pontualmente, às 20h - Divulgação

A ação não é restrita a VJs profissionais, sendo possível qualquer pessoa participar. Através do site www.projetemos.com.br, uma espécie de aplicativo com textos editáveis e fundos coloridos, o usuário pode criar sua própria projeção. 

Leia também: Ellis Marsalis é mais uma lenda do jazz vítima do coronavírus

Leia também: Adam Schlesinger, da banda Fountain of Wayne, morre em consequência do covid-19

A ferramenta ainda funciona como um Video Mapping. Quando o mouse chega perto de um dos quatro cantos da imagem, uma bolinha de arrastar surge e pode-se mapear uma arquitetura e para a projeção da imagem.

"Recebemos dezenas de mensagens diariamente em nossas redes sociais de pessoas querendo saber como faz para poder projetar. Criamos a ferramenta pra elas. Agora é só apontar o projetor pra parede e escrever. Estamos deixando o poder onde é o lugar dele, com o povo", diz Mozart.

Comentários

Últimas notícias