Tatuagem

Exposição 'Seres Imaginários e Outros Encantados' é inaugurada no Recife

Os artistas visuais e tatuadores Mozart Santos, João Lin e Nando Zevê expõem cerca de 50 obras que apostam no potencial imagético e suas particularidades

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 04/06/2019 às 16:09
Divulgação
Os artistas visuais e tatuadores Mozart Santos, João Lin e Nando Zevê expõem cerca de 50 obras que apostam no potencial imagético e suas particularidades - FOTO: Divulgação
Leitura:

Um gabinete de curiosidades da imaginação. Assim podemos definir a exposição coletiva Seres Imaginários e Outros Encantados, dos artistas Mozart Santos, João Lin e Nando Zevê. A mostra reúne cerca de 50 peças, entre pinturas, projeção e objetos, que exploram todo potencial imagético do fantástico e sua capacidade de incitar sensações.

A inauguração acontece nesta terça-feira (04), às 19h, com entrada gratuita, no Estúdio ZV Tattoo Galeria. Local bastante significativo, afinal, todos os três artistas são tatuadores, além de a exposição contar com obras tatuáveis – livres de qualquer padrão.

A ideia da mostra, segundo Mozart Santos, é inspirada na obra O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luís Borges. “Ele traz várias páginas descrevendo os seres fantástico sem em nenhum momento fazer o uso da ilustração. Ele deixa que você construa aquelas criaturas a partir da sua leitura e imaginação. Na tatuagem é um pouco desse processo. Recebemos apenas descrições e temos que transformá-las em imagens. Não a toa somos artistas e tatuadores. Se a mesma pessoa pede uma tatuagem aos três, ela terá três imagens diferentes”.

VARIEDADES

A exposição foi concebida nesse sentido. Os três artistas oferecem obras bem distintas. Mozart, por exemplo, traz um acervo influenciado diretamente pelos gabinetes de curiosidades do século XVII e livros de ciência.

“Quando eu era pequeno, tinha um fascínio pelas ilustrações desses tipos de livro. Minhas obras trazem muito dessas influências com livros vitorianos e aquelas demarcações de zonas. Na exposição, ofereço uma coleção de insetos, coleção de objetos científicos, entre outras”.

A sua compilação foi intitulada Entemofobia e traz técnicas que variam entre desenhos com tinta acrílica e aquarela sobre papel, além de objetos interativos. “Tem uma caixa de madeira com olhos moldáveis, por exemplo. Quem estiver na exposição poderá interagir com a peça e formar a imagem que quiser” ressalta.

Já o artista visual João Lin – que têm atuação na produção de quadrinhos, tatuagens e intervenções urbanas – expõe desenhos em nanquim, lápis de cor, posca e caneta bic, sobre papel.

“A pele como suporte e todas as questões políticas e estéticas que decorrem daí, me interessam quando tatuo e quando desenho para tatuar. A exposição une o meu espontâneo interesse no universo, mágico, onírico que exploro nos quadrinhos, na gravura e no desenho” explicou.

Seres Imaginários e Outros Encantados também conta com trabalhos do fundador do ZV Tattoo e Galeria, Nando Zevê. Conhecido por expandir o espaço a experimentações artísticas, oficinas e exposições, Nando exalta: “abrimos a porta, ou a jaula, para esses seres brincarem. Sinto que exposições assim destravam a cabeça dos artistas e faz a gente caminhar por novos mundos”.

Últimas notícias