Tem dias que pedem por leituras mais leves e, nas últimas semanas, esses momentos não têm sido exceções. Ainda bem que há poesia sempre! Por isso, o lançamento de Alice Ruiz e Rodolfo Witzig Guttila não poderia ter vindo em melhor hora. O livro amorhumorumor (Companhia das Letras, 80 pgs., R$ 34,90) reúne 120 poemas curtos que, ao mesmo tempo, seguem e subvertem as regras do haicai e do senryu, tradicionais formas japonesas.
Dividido em três partes, os poemas são colocados como pílulas, diálogos ligeiros e muito bem-humorados entre os autores. “Nesse pequenogrande volume, nossa crença na poesia e em seu poder de transformar a realidade cotidiana”, escrevem no prefácio do livro. Uma leitura para esses dias que clamam por sutileza.
"minha avó menina
sorri na foto pra mim
com minha boca"
Alice
"sou o moço da foto
que há anos me encara
eu não era a minha cara"
Rodolfo
- A Domadora de Palíndromos é uma linda e lúdica história escrita pelo carioca Fred Bellintani e ilustrada pela pernambucana Hallina Beltrão, lançada hoje na loja online da Cepe Editora. Este lançamento infantil brinca com os palíndromos a partir da perspectiva de uma criança que descobre palavras que podem também ser lidas de trás para frente - como amor/roma - e brinca com a língua portuguesa.
- Para celebrar o aniversário de um ano de lançamento de seu livro Breu, o poeta Fred Caju, da Castanha Mecânica, lançou uma promoção em seu site. O leitor paga o valor de 5 reais para concorrer a um exemplar e tem, independentemente do resultado, acesso imediato ao seu próximo livro de inédito.
- Wellington de Melo, escritor e doutor em Teoria Literária, está agora com um canal no YouTube, Em vídeos curtos, que variam entre 3 e 10 minutos, ele dá orientações de literatura e leituras. Os dois últimos envios foram sobre adjetivos e encontrar sua voz literária. Uma boa dica para a quarentena!