Drama

Hugh Jackman se destaca em 'Má Educação', filme sobre escândalo que abalou os EUA

Longa baseado em fatos reais está em exibição na HBO

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 04/05/2020 às 11:40 | Atualizado em 04/05/2020 às 11:43
Reprodução
Complexo, personagem vivido por Hugh Jackman expõe dualidades do ser humano - FOTO: Reprodução

Hugh Jackman fez carreira como um dos grandes astros de blockbusters nas últimas duas décadas, especialmente como Wolverine, personagem que interpretou por 16 anos em vários longas da franquia X-Men. Mas, uma faceta pouco conhecida do australiano é seu potencial dramático, capaz de dar vida a personagens complexos a partir da sutileza, como é o caso de seu trabalho mais recente, o filme Má Educação, que estreou recentemente na HBO.


No longa dirigido por Cory Finley, Jackman interpreta Frank Tassone, uma figura proeminente na cena educacional de Nova York. Sob sua gestão, a escola do distrito de Roslyn se tornou uma das escolas públicas mais conceituadas do estado americano, posicionando vários de seus alunos em universidades de prestígio, como Harvard. É neste cenário de aprovação e aparente prosperidade que o espectador é apresentado à dinâmica daquele centro de estudos.


O primeiro ato do filme é dedicado a mostrar a personalidade acolhedora de Frank, sempre aberto a receber os estudantes e os pais, participar de atividades extracurriculares e incentivar seus pupilos a atingirem seu potencial máximo. É o caso de Rachel Bhargava (Geraldine Viswanathan), uma jovem designada a uma simples matéria para o jornal do colégio sobre um novo projeto educacional para o qual Frank e Pam Gluckin (a ganhadora do Oscar Allison Jenney), a outra administradora da instituição, buscam financiamento milionário.


Em busca de aspas de Frank, ela ouve dele que para um bom jornalista, tudo pode render uma boa matéria, basta investigar. O encorajamento de seus pupilos é quase automático para Frank, que tem uma memória treinada e lembra o nome de quase todos os alunos - estejam eles na escola ou já formados. Rachel resolve seguir o conselho do diretor e, ao investigar as contas da escola, percebe várias irregularidades, como compras de materiais superfaturados e até itens de ordem pessoal, como roupas.

A QUEDA

Simultaneamente à investigação dela, um descuido do filho de Pam expõe as falcatruas que ela vinha executando há anos, desviando o dinheiro da instituição para benefício público. O conselho da escola decide, então, afastá-la e, por orientação de Frank, o caso é abafado. Ele afirma que um escândalo prejudicaria a escola, faria com que caísse no ranking e inviabilizaria a aprovação do novo projeto. O prestígio de Frank - e as consequências da boa reputação da escola, como a valorização do mercado imobiliário, faz com que todos concordem.


Mas, a investigação de Rachel continua e acaba atingindo, também, Frank. O escândalo abalou os EUA: foram mais de 10 milhões de dólares desviados da escola para os mais variados fins, de reformas de casa a viagens para a Europa na primeira classe, passando por vários contratos fantasmas que beneficiaram Frank e pessoas próximas a ele.


O roteiro, escrito por Mike Makowsky, que era estudante na Roslyn quando o escândalo explodiu, em 2004, consegue criar camadas densas para explicar a complexidade de Frank. Com tudo ruindo ao seu redor, o personagem que ele criou por décadas - para os outros e para si - vai pouco a pouco desmoronando.


Hugh Jackman conduz esse espiral da decadência de Tassone com maestria. Sua atuação é pautada pelos detalhes e pelo autocontrole e a vaidade que regem o personagem. Frank é ambicioso, narcisista, corrupto e, ao mesmo tempo, é preocupado com seus alunos e, contraditoriamente, se importa com a qualidade da educação e com o futuro daqueles jovens.


O colapso das mentiras de Tassone cria espaço para momentos tocantes, como uma cena de dança em um bar LGBT, e um acesso nervoso do diretor frente a uma mãe de uma criança com dificuldades de aprendizado. A representação de Frank nunca cai em um lugar simplista, de dicotomia entre bem e mal. Há algo de desolador na necessidade que ele tem de esconder sua sexualidade, chegando até a inventar uma esposa falecida, para conseguir um lugar de “respeitabilidade” e sucesso na sociedade.


Ainda que, no final, opte por uma solução clichê para dar vazão aos delírios do protagonista, Má Educação é um filme que consegue tratar com complexidade de um escândalo real sem cair no sensacionalismo. A obra enfatiza a importância do jornalismo - constantemente atacado, hoje em dia, por autoridades nos EUA e no Brasil - e constrói personagens profundamente humanos.

Comentários

Últimas notícias