Um dos destaques do Prêmio Pulitzer deste ano, cujos vencedores foram anunciados ontem, é o norte-americano Benjamin Moser. Muito conhecido pelos leitores brasileiros por ter publicado a biografia de Clarice Lispector em 2009, o escritor lançou recentemente Sontag – Vida e Obra (Companhia das Letras), fruto de uma pesquisa de sete anos sobre Susan Sontag.
Colson Whitehead também foi um dos vencedores com o romance Reformatório Níquel (HarperCollins), que retrata crimes cometidos contra jovens negros num centro de reeducação. Jericho Brown, Greg Grandin, Anne Boyer e Michael R. Jackson foram outros autores premiados – com obras ainda não publicadas no Brasil.
- Pesquisa realizada em abril pela Liga Brasileira de Editores (Libre) revelou dados interessantes sobre como as editoras independentes estão agindo durante esta pandemia. A esmagadora maioria (81%) encontra dificuldades financeiras mas, apesar dos obstáculos, vem investindo no digital. Cerca de 40% decidiu incluir novos títulos ao seu catálogo de e-books e 37,4% das editoras escolheram antecipar lançamentos antes previstos no formato físico somente no digital.
- Raphaela Nicácio está recebendo propostas de textos para compor a Antologia Novos Horizontes de prosa e verso. Os autores interessados devem enviar um texto cujo tema central seja em torno de questões como gratidão, fé e confiança. O edital está disponível aqui.
- Para os francófonos e aprendizes da língua francesa apaixonados por literatura, a Aliança Francesa Recife lançou o Atelier Littéraire. São 10 encontros virtuais de uma hora cada, guiados por uma professora, para ler em conjunto e treinar o francês a partir de temas literários.