A programação noturna desta sexta (5) na Globo vai ser diferente do tradicional Globo Repórter. A emissora anunciou nesta quinta (4) que irá exibir a edição do programa Em Pauta, da Globo News, que foi ao ar na noite da última quarta (3). Comandado por Heraldo Pereira, o programa escalou apenas jornalistas negros para debater as notícias relacionadas aos protestos que vêm tomando conta dos Estados Unidos em reposta ao assassinato de George Floyd, um homem negro morto asfixiado por um policial branco no último dia 25 de maio.
>> Após críticas na web, GloboNews escala jornalistas negros no 'Em Pauta'
>> Autoridades endurecem acusações contra policial por morte de George Floyd
>> Artistas norte-americanos se manifestam sobre assassinato de George Floyd
>> Protestos contra a morte de George Floyd chegam à Europa
Na pauta, houve espaço para desdobramentos das questões raciais no Brasil, tema que está sendo ainda mais discutidos nos últimos dias nas redes sociais. Em comunicado, a Globo anunciou a mudança na grade justificando que a ideia é "ampliar o alcance do debate sobre racismo exibido ontem na Globo News. O debate será exibido na íntegra, apenas sem as reportagens ao vivo dos repórteres nas ruas dos Estados Unidos", informa.
Haverá uma introdução ao tema por Sandra Annenberg e a participação especial de Gloria Maria. O Globo Repórter sobre a "vida selvagem nas capitais urbanas", previsto para ir, foi adiado.
O acerto da Globo News em convidar jornalistas negros para debater questões de racismo não veio de primeira. Na última terça (2), a bancada do Em Pauta estava composta apenas por profissionais brancos. O assunto repercutiu nas redes sociais e foi tema de duas críticas.
No dia seguinte, a emissora procurou se retratar e chamou Maju Coutinho, Flavia Oliveira, Zileide Silva, Aline Midlej e Lilian Ribeiro para participarem do debate sob a apresentação de Heraldo Pereira.