O Brasil ainda não controlou a pandemia do novo coronavírus, mas, em nome do mercado, vários setores estão retomando as atividades, mesmo que isso signifique colocar em risco a saúde de milhões de pessoas. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, deve definir esta semana se reabrirá cinemas e teatros.
- Teatro Santa Isabel completa 170 anos entre a tradição e a renovação
- Fechamento pela pandemia ameaça teatro de Shakespeare em Londres
- Livro de Magela Lima aborda identidade, pluralidade e contradições do teatro nordestino
- Coluna Terceiro Ato: Grupos de teatro encontram alternativas com lives
- Cenas do Nordeste exibe obras de teatro, dança e performance virtualmente
Em Pernambuco, os equipamentos culturais vão permanecer fechados até que sejam definidos protocolos seguros e os indicadores de saúde mostrem que é possível o funcionamento sem colocar em risco a saúde dos artistas e do público. Uma decisão sensata, que prioriza a vida ao invés dos números.
Até lá, urge que os recursos da Lei Aldir Blanc sejam utilizados para amenizar a difícil situação dos artistas e, enquanto público, também podemos fazer nossa parte apoiando os projetos online de grupos locais e nacionais.
Espaço Cênicas lança campanha
O Espaço Cênicas, importante centro de formação de atores e de exibição alternativa de espetáculos no Bairro do Recife, enfrenta dificuldades por conta da pandemia e, para contornar a situação, lançou uma campanha solidária. Mais informações estão disponíveis no Instagram (@espacocenias).
Bate-papo
Conversando Pitangas, projeto do Teatro Agridoce, promove todas as terças e quintas, às 20h, bate-papos no Instagram (@teatroagridoce) com pessoas de teatro. Já participaram das conversas nomes como Renata Carvalho, Amanda Clélia e Hyrlis Leuthier.
Comentários