O grupo João Teimoso tem utilizado as redes sociais para promover uma série de atividades durante o isolamento social. Com as ações presenciais interrompidas por conta da pandemia, inclusive o curso de formação de atores que mantém há 20 anos, o coletivo conta com a colaboração do público, por meio de uma campanha de financiamento, para garantir sua sobrevivência.
Dia 3 de julho, o diretor Oséas Borba Neto conversa com o ator e poeta Tony Borba sobre arte, políticas culturais e o "novo normal", através do Instagram (@sarau.dasartes). As programações virtuais podem ser acompanhadas também através do perfil @grupojoaoteimoso.
Há 11 anos, o João Teimoso encabeça o Movimento Guerrilha Cultural, que tem articulado escutas com a classe e a sociedade civil, buscando também soluções para o setor junto ao poder público.
A primeira temporada de Tudo Que Coube Numa VHS, do Magiluth, se mostrou um sucesso. Ao todo, a ação imersiva, realizada virtualmente, foi apresentada 1.605 vezes, o equivalente a 33 dias de encenação, atingindo pessoas do Brasil e mais 18 países. Novas apresentações devem ser anunciadas em breve.
Uma publicação compartilhada por Grupo Magiluth (@magiluth) em
Seminário
O seminário Adiante - Cultura em Futuros, de Ruy Filho e Pat Cividanes, discute os rumos da cultura com profissionais da área, em vídeo (vimeo.com/antropositivoadiante) e em podcast no canal Antro Positivo no Spotify. Entre os nomes que participam da iniciativa estão Eduardo Giannetti, o jornalista Eugênio Bucci, José Miguel Wisnik, o artista plástico e ensaísta Nuno Ramos, o psicanalista Christian Dunker, Camila Pitanga; a diretora teatral Christiane Jatahy e a gestora cultural e ativista social Maria Marighella.
Online
Dirigida pela pernambucana Duda Martins, a peça vidAMORte ganha nova sessão sexta-feira (3), às 20h, no Zoom. Para participar, é preciso entrar em contato com a produção através do Instagram (@vid.amor.te).