Artes da cena

Coluna Terceiro Ato: O teatro no campo virtual

E mais: mostra Fogo nas Entranhas, exibição do espetáculo 'Frango' e podcast de Flávia Pinheiro

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 30/07/2020 às 6:00
DIVULGAÇÃO
CÊNICAS 'Toro', de Carolina Bianchi y Cara de Cavalo abre a mostra online Fogo nas Entranhas - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Com os teatros fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, os artistas das artes da cena têm utilizado o campo virtual para manter o contato com o público, fazer circular suas obras e também criar novos experimentos a partir dessas limitações. Nesse contexto, muito tem se discutido se essas obras seriam ou não teatro, por exemplo, já que tradicionalmente a linguagem pressupõe a presença e o encontro.

A Universidade Federal de Santa Maria, inclusive, promove o 1º Fórum de Docência em teatro, online, a partir do dia 8 de agosto. Entre os participantes está o argentino Jorge Dubatti, com a palestra "Artes conviviais e artes tecnoviviais: ensinar e aprender no contexto atual".

ALEJANDRO IURMAN/DIVULGAÇÃO
ESTUDIOSO Jorge Dubatti pesquisa a relação presencial no teatro e os diálogos com as tecnologias digitais - ALEJANDRO IURMAN/DIVULGAÇÃO

É difícil mensurar os efeitos a longo prazo da pandemia, mas é importante estimular o debate e a criatividade dos artistas, apoiando as produções durante esse momento desafiador.

Mostra Fogo nas Entranhas

A mostra online Fogo nas Entranhas, resultado do Sala Aberta #REC, projeto independente de artes performativas, acontece entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. A programação é aberta às 21h, com o registro audiovisual inédito do espetáculo Lobo, de Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo. 

Com curadoria de Carla Estefan, a maratona cênica conta ainda com apresentações do Coletivo chileno Lastesis – da performance Un violador em Tú caminho -, Janaina Leite e Soraya Ravenle. Mais informações no site da mostra.

DIVULGAÇÃO
CÊNICAS 'Toro', de Carolina Bianchi y Cara de Cavalo abre a mostra online Fogo nas Entranhas - DIVULGAÇÃO

Online

O espetáculo Frango será tema de bate-papo com seu intérprete, Zé Neto Reis, nesta quinta-feira (30), às 21h. O trabalho fica em exibição por por 24h no site do Feteag.

ELENIZE DEZGENISKI
PERFORMANCE 'Frango', trabalho de Zé Neto Reis, já foi apresentado no Recife - ELENIZE DEZGENISKI

Podcast

Flávia Pinheiro estreia esta semana o podcast Bactéria. O formato tem sido utilizado com mais frequência por artistas e grupos durante a pandemia, a exemplo do icônico Teatro Oficina Uzyna Uzona (SP).

Para a infância

O edital Petrobras Cultural para Crianças recebeu 938 inscrições de projetos da área de Artes Cênicas. Os selecionados devem circular por 15 estados, entre eles Pernambuco, em cidades de até 150 mil habitantes. Nenhuma obra do Norte e Nordeste foi selecionada, o que gerou (justas) críticas da classe.

ALEJANDRO IURMAN/DIVULGAÇÃO
ESTUDIOSO Jorge Dubatti pesquisa a relação presencial no teatro e os diálogos com as tecnologias digitais - FOTO:ALEJANDRO IURMAN/DIVULGAÇÃO
ELENIZE DEZGENISKI
PERFORMANCE 'Frango', trabalho de Zé Neto Reis, já foi apresentado no Recife - FOTO:ELENIZE DEZGENISKI

Comentários

Últimas notícias