Artes da cena

Coluna Terceiro Ato: Teatro de grupo é tema de série do Sesc TV

E mais: Teatro Nacional da Grécia transmite peça diretamente de sítio histórico

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 23/07/2020 às 6:00
DIVULGAÇÃO
TEATRO Série do SescTV aborda processos de grupos como a Cia Capulanas (SP) - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Sesc TV lança nesta quinta-feira (23), às 23h, a série de documentários Cena Inquieta, com curadoria da pesquisadora Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi. O projeto propõe traçar uma cartografia da produção contemporânea do teatro de grupo no Brasil. Ao longo de 26 episódios, exibidos sempre às quintas, serão apresentados 48 coletivos e dez artistas cujas pesquisas se desenvolvem a partir das questões de raça, de gênero e comunidade.

Na estreia, a conversa é com o Grupo Clariô de Teatro e com a Capulanas Cia de Arte Negra, ambos de São Paulo. A produção pernambucana também será representada no projeto, em episódio que contou com colaboração de Kleber Lourenço na pesquisa.

Ainda sem data de exibição, o documentário foca nos processos dos grupos Magiluth, Totem, Teatro de Fronteira e Coletivo Angu. A série estará disponível através do portal do Sesc TV.

Teatro grego ao vivo

Pela primeira vez, uma peça será transmitida ao vivo do Teatro de Epidauro, na Grécia, construído no século 4 a.C. Sábado (25), às 15h (horário de Brasília), será apresentada Os Persas, de Ésquilo, no site do Teatro Nacional da Grécia (www.n-t.gr). A produção será encenada seguindo as regras de segurança contra a covid-19.

MARILENA ANASTASIADOU/DIVULGAÇÃO
'Os Persas', de Ésquilo, ganha versão transmitida ao vivo pela internet diretamente de teatro grego - MARILENA ANASTASIADOU/DIVULGAÇÃO

Edital Funarte

Terminam dia 3 de agosto as inscrições para o Prêmio Funarte RespirArte. Serão aprovadas 1600 produções em vídeo, inéditas, com premiações de R$ 2,5 mil por trabalho nas áreas de circo, dança, teatro, música e artes integradas. Mais informações sobre o edital estão disponívesi no site da Funarte.

Apolo-Hermilo

Na próxima segunda-feira (27), a partir das 20h, o Centro Cultural Apolo-Hermilo promove a segunda edição do Projeto Vicências, que propõe um importante e necessário registro de memórias das artes cênicas em Pernambuco. Na ocasião, estará em destaque João do Carmo Bezerra Cavalcante, conhecido como Joca, que é atualmente diretor de palco e gerente de infraestrutura do Teatro Santa Isabel, para a qual foi levado por Ariano Suassuna, nos anos 1970.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

O Centro Cultural Apolo-Hermilo convida: Estaremos na próxima segunda feira dia 27 de julho, às 20 horas, na plataforma Sympla realizando o projeto Vivências, que tem como convidado Joca, do Teatro de Santa Isabel. Essa é uma oportunidade de artistas, técnicos, produtores e o público em geral saberem um pouco mais deste que é um trabalhador com mais tempo de serviços prestados as artes no Recife. E também prestar uma homenagem aos anos em que iluminou espetáculos, gerenciou funcionários, e recebeu a todos e todxs na porta de entrada do teatro, sempre com um cordial boa noite! Esse é o motivo desse convite. Vamos juntos prestigiar o Vivências, com Joca do Teatro de Santa Isabel. Até lá. Se inscreva e receba aquele boa noite, de Joca. Até lá! Carlos Carvalho

Uma publicação compartilhada por Centro Cultural Apolo-Hermilo (@apolohermilo) em

Participam da conversa como provocadores Paulo de Castro, Carlos Carvalho, Eron Vilar, Horácio Falcão e Leda Alves, que já foi gestora do equipamento e é secretária de Cultura do Recife desde 2013. A conversa será na plataforma Zoom, com inscrições gratuitas (mas limitadas) feitas através deste link.

MARILENA ANASTASIADOU/DIVULGAÇÃO
'Os Persas', de Ésquilo, ganha versão transmitida ao vivo pela internet diretamente de teatro grego - FOTO:MARILENA ANASTASIADOU/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias