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Por dentro das audiosséries: as radionovelas do século XXI

Um século após a chegada do rádio ao Brasil, folhetins em formato de podcast têm caído nas graças do público internauta

Robson Gomes
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Robson Gomes
Publicado em 06/09/2020 às 5:00
SPOTIFY/DIVULGAÇÃO
Em 'Sofia', produção adaptada pelo Spotify, a protagonista Helena (Monica Iozzi) lida com um programa de inteligência artificial - FOTO: SPOTIFY/DIVULGAÇÃO
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No início da década de 1920, surgiram as primeiras emissoras de rádio no Brasil. O veículo logo fez sucesso no País, já que muitos não conseguiam ler jornais e aquele meio de comunicação tinha mais alcance com o público para levar diversão e informação.

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Duas décadas depois, em 1941, foi ao ar Em Busca da Felicidade, a primeira radionovela do Brasil, surfando na onda que já vinha conquistando o público na América Latina desde os anos 1930.

E praticamente um século depois, em plena era digital, os folhetins transmitidos por ondas de rádio chegam às plataformas digitais em formato de audiossérie, ou até sendo chamados de "podnovelas", resgatando esse modo de acompanhar uma história ficcional apenas por vozes e efeitos especiais.

Aqui no Brasil, no mês de julho, o próprio Spotify lançou a primeira temporada da audiossérie Sofia. Apresentado em sete episódios, de 15 a 21 minutos em média, o público acompanha a história de Helena, que sempre sonhou em sair de sua cidade natal, quando finalmente consegue um emprego na empresa responsável por SOFIA, um programa de inteligência artificial (algo semelhante ao Siri ou Alexa que conhecemos hoje em dia). Ouça o trailer no Spotify clicando aqui.

Com vozes de Monica Iozzi (Helena), Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer, Sofia é uma versão brasileira de uma história original da Gimlet gravada no Spotify Studios, intitulada Sandra. Junto ao nosso País, a obra também foi adaptada para a Alemanha, França e México.

No mesmo mês da estreia de Sofia, o portal Gshow, braço de entretenimento da TV Globo, lançou uma audiossérie original de humor: Gilmar Baltazar, Detetive Particular.

A primeira temporada ainda está em curso, trazendo novos episódios todas as sextas-feiras e com vozes do casting de humor do canal: Dani Calabresa, Fernando Caruso, Luana Martau, Márcio Vito e Paulo Mathias Jr. A produção "pega carona" no clima de pandemia para contar a história do detetive Gilmar Baltazar, que é chamado para investigar um crime ocorrido durante a quarentena.

Ele precisa desvendar o mistério enquanto se cuida para não se tornar vítima do assassino e do temido coronavírus. Com episódios de 10 a 13 minutos, a audiossérie brinca muito com o formato em si, fazendo recorrente uso da metalinguagem para fazer piadas com a própria história. Ouça o trailer no Spotify aqui.

Quem também usou a pandemia como pano de fundo para uma "podnovela" foi a autora Jaqueline Vargas, que lançou no último dia 27 o primeiro episódio da audiossérie #TdVaiFicar

A produção se diferencia por trazer uma história de suspense. Jaqueline, que assina a criação, roteiro e direção, justifica a força do formato. "A dramaturgia no Brasil é muito rica e dentro dela temos várias oportunidades. Uma audiossérie, além de brincar e aguçar a imaginação do ouvinte, o faz criar as imagens de forma única, afinal cada um 'vê' a história da sua maneira", explica.

A produção de cinco episódios tem vozes de Juliana Silveira, André Mattos, Paloma Bernardi, Lorena Comparato e Ângela Vieira, e tem a história ambientada no fictício Edifício Harmonia, em São Paulo, onde um acontecimento misterioso vai unir os poucos hóspedes que restam, junto a um clima de incertezas sobre o cenário desolador da covid-19. Ouça o trailer no Spotify aqui.

MIGRAÇÃO

A Globo, junto ao Gshow, também lançou mais duas audiosséries humorísticas, mas baseadas em programas de TV já conhecidos do público: A Escolinha do Professor Raimundo e o Fora de Hora.

A Escolinha - ainda que seja a Nova Geração, trazendo as vozes de Bruno MazzeoMarcos Caruso, Mateus Solano, Maria Clara Gueiros, Rodrigo Sant'Anna, entre outros - voltar numa versão radiofônica é marcante, porque foi assim que o formato surgiu originalmente.

Afinal, antes de ir para a TV, era dessa forma que Chico Anysio fazia em 1952, quando a Escolinha ainda era um quadro na extinta Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, no programa Noites Cariocas. Na versão podcast, o humorístico mostra como seria as videoaulas de seus alunos em meio à quarentena. A primeira temporada ainda segue em curso, com novos episódios, de 8 a 12 minutos em média, às quartas e sábados. Ouça o trailer no Spotify aqui.

Outro programa de televisão que ganhou uma temporada inédita em áudio foi o Fora de Hora. Lançado em junho, o telejornal fictício baseado em notícias do mundo real foi apresentado em doze episódios de 25 minutos em média, trazendo as vozes de Paulo Vieira, Renata Gaspar, Caíto Mainier, Marcelo Adnet, com participações de Luciana Paes e Luis Lobianco. Ainda que o programa não tenha certeza de uma nova temporada na Globo em 2021, também funcionou bem em formato podcast. Ouça o trailer no Spotify aqui.

Se as audiosséries - ou "podnovelas" - vieram para ficar, ainda é cedo para dizer. Mas boas e variadas opções, como estas acima, seguem surgindo no Brasil para quem quer se aventurar numa nova (porém, velha) forma de acompanhar uma boa história. Quem ouvir, verá.

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