Televisão

'Laços de Família' volta à TV Globo sob a força de um clássico

Completando 20 anos de sua estreia, trama de Manoel Carlos ganha nova reprise no 'Vale a Pena Ver de Novo' a partir desta segunda-feira (7)

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 06/09/2020 às 6:00
ROBERTO STEINBERGER/TV GLOBO
Amor incondicional entre mãe (Vera Fischer) e filha (Carolina Dieckmann) move a trama de 'Laços de Família' - FOTO: ROBERTO STEINBERGER/TV GLOBO
Leitura:

Caminhar pelo bairro do Leblon ao som de uma bossa nova e, de quebra, acompanhar grandes dramas urbanos voltará a ser rotina na TV Globo a partir desta segunda-feira (7) com o início da reprise de Laços de Família no Vale a Pena Ver de Novo. A novela escrita por Manoel Carlos para o horário das nove com 209 capítulos foi exibida pela primeira vez entre junho de 2000 e fevereiro de 2001. E a escolha deste folhetim para a faixa vespertina vem para, justamente, celebrar os 20 anos desta história que é considerada um clássico da teledramaturgia brasileira.

>> 'Flor do Caribe' tem missão de esquentar horário das seis da Globo

>> Claudia Raia e Patrícia Pillar celebram estreia de 'A Favorita' no Globoplay

>> Entrevista: Manuela Dias e os 100 capítulos de 'Amor de Mãe'


Na história central da trama, conhecemos o jovem Edu (Reynaldo Gianecchini), que se apaixona por Helena (Vera Fischer), mãe de Camila (Carolina Dieckmann). A moça acaba se encantando pelo namorado da mãe, que abre mão desse amor e cede às investidas de Miguel (Tony Ramos). No decorrer da trama, Helena engravida de Pedro (José Mayer), seu primeiro marido, mas apenas para salvar a filha, doente por conta da leucemia. A novela também tratou de outros assuntos como prostituição, assédio sexual, impotência e preconceito de idade.

Como um sucesso de audiência, e em sua segunda reprise à tarde (a primeira foi em 2005), o que faz de Laços de Família ser, de fato, um clássico da teledramaturgia? Parte do elenco se reuniu em uma coletiva por videoconferência para falar sobre a trama e respondeu ao questionamento feito pelo Jornal do Commercio.

Reynaldo Gianecchini, que fez sua estreia na TV nesta novela, justifica: "Acho que é um conjunto de coisas. São personagens todos muito bons, um elenco muito bem escalado, temas maravilhosos, histórias muito interessantes de acompanhar e tinha muita discussão por trás". O intérprete de Edu também credita o autor pelo sucesso: "O olhar do Manoel Carlos, aquele quase pela fechadura, dá uma noção de intimidade num ritmo mais lento, mas delicioso, que coloca quase os telespectadores em cena, onde todo mundo se identifica muito".

Tia de Edu em Laços de Família, Marieta Severo, que viveu a geniosa Alma, também faz as honras ao estilo Manoel Carlos de escrever. "É a capacidade que o Maneco tem de chegar na complexidade do ser humano através do pequeno, do cotidiano. Ele vai envolvendo o público, devagar, delicadamente... De repente, você está acompanhando grandes dramas humanos através desse olhar da fechadura".

O ator gaúcho José Victor Castiel interpretou o impotente sexual Viriato na trama. Para ele, a obra abordou assuntos que são tabu até hoje: "Laços foi uma novela que abordou diversos problemas, diversos tabus que naquela época eram discutidos, mas de uma forma mais velada. A impotência sexual, o assédio sexual exercido pelo personagem do Alexandre [Borges] e da Ju [liana Paes], indo fundo na questão do câncer e da prostituição, na personagem de Giovanna Antonelli. Se pegarmos esses cinco itens que eu citei, vamos ver que hoje eles continuam completamente em voga".

ATEMPORALIDADE

Alexandre Borges, que deu vida ao bom vivant Danilo, citou a importância de rever esta trama vinte anos depois. "Acho que vê-la no Vale a Pena Ver de Novo vai ser interessante para uma nova geração porque ela vai ser muito atual. E acho que um clássico é isso, você lida com uma coisa que aconteceu 20, 50, 100 anos atrás - no teatro também é assim - e o texto tá aí falando para uma geração que tem 20 anos de idade".

Juliana Paes, que também fez sua estreia na TV em Laços como a empregada Ritinha, sintetiza o pensamento do elenco. "Maneco tem mesmo a capacidade de escrever sobre esses sentimentos universais. Ele deixa todos os personagens com muitas camadas, e um clássico se faz disso: envolvendo temas complexos, que se comunicam ao longo dos tempos, e de personagens sem maniqueísmo. Acho que é disso que o público se alimenta porque se identifica, não importa em que momento, em que década", conclui a atriz.

Junto a esse elenco de estrelas, Laços de Família reúne outros nomes como Deborah Secco, Helena Ranaldi, Regiane Alves, Soraya Ravenle, Luigi Baricelli, Júlia Feldens, Paulo Silvino, Júlia Almeida, Leonardo Villar e Walderez de Barros.

Comentários

Últimas notícias