Artes cênicas

Coluna Terceiro Ato: CPT retoma atividades virtuais

E mais: Maria Ribeiro interpreta texto de Fernanda Young, lançamento de livro e peça online

Márcio Bastos
Márcio Bastos
Publicado em 18/09/2020 às 9:29
DIVULGAÇÃO
Depoimento de Antunes Filho é um dos destaques da programação - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Centro de Pesquisas Teatrais, que já formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos, retomou sua programação virtual neste mês. Nos site, o público terá acesso a conteúdos como o depoimento em áudio de Antunes Filho (1929 - 2019), no qual o dramaturgo aborda seus processos dentro do CPT, e a uma coleção digital de figurinos, objetos de cena, materiais gráficos da peça A Pedra do Reino.

Neste sábado e domingo, das 14h às 17h, acontece o ateliê de escrita Uma Dramaturgia, com Michelle Ferreira. O encontro será pela plataforma Teams e as inscrições estão abertas no site do Sesc.

Também é possível se inscrever, a partir do dia 22, no minicurso Laboratório - Câmera de Vídeo na Performance Cênica, com Yhgor Boy, que acontece de 29 deste mês a 8 de outubro.

Coletivo Paralelas estreia 'A Protagonista' online

O Coletivo Paralelas estreia A Protagonista, seu terceiro espetáculo, neste sábado (19), às 20h, com transmissão na plataforma Zoom. O trabalho expande as pesquisas desenvolvidas em Piranha não dá no mar, obra com orientação artística de Miwa Yanagizawa. Na nova obra, o grupo decide aprofundar a investigação do jogo como instrumento cênico e coloca como temática central as representações da mulher na sociedade.

DIVULGAÇÃO
Coletivo Paralelas experimenta com as possibilidades das plataformas virtuais de comunicação em 'A Protagonista' - DIVULGAÇÃO

No trabalho, é inserida uma atriz convidada que não conhece o texto e entra em cena para jogar com as quator atrizes fixas do elenco. Essas participantes de fora são mulheres não brancas e de regiões periféricas do Rio de Janeiro, como forma de valorizar essas vozes e fortalecer os seus protagonismos.

O enredo acompanha funcionárias de uma empresa atuando de forma remota, ressaltando, em seus diálogos, questões sobre o universo feminino e as novas demandas surgidas na pandemia. 

Para assistir, preencha o formulário googleforms disponível na bio do Instagram do Coletivo Paralelas (@coletivoparalelas) ou solicite-o enviando um e-mail para contato.coletivoparalelas@gmail.com

Maria Ribeiro celebra Fernanda Young

Pós-F, livro de Fernanda Young publicado em 2018, é a base do solo de mesmo nome que Maria Ribeiro apresenta online até o dia 4 de outubro, aos sábados e domingos, às 20 h. O trabalho é uma celebração do pensamento da escritora, que faleceu no ano passado, sobre as questões de gênero a partir de suas experiências.

BOB WOLFENSON/DIVULGAÇÃO
Maria Ribeiro transformou texto de Fernanda Young em um solo teatral - BOB WOLFENSON/DIVULGAÇÃO

Dramaturgia contemporânea

A editora Javali lançou o livro Mulheres Miticas em Performance, com os textos Classe, do chileno Guillermo Calderon, e O Deszerto, livremente inspirado no romance El Desierto, de Carlos Franz.  A obra reune ainda entrevistas, artigos e criticas assinados por parceiros, colaboradores e pelos integrantes do grupo sediado em Belo Horizonte. A organização é de Felipe Cordeiro e Sara Rojo.

 

BOB WOLFENSON/DIVULGAÇÃO
Maria Ribeiro transformou texto de Fernanda Young em um solo teatral - FOTO:BOB WOLFENSON/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Coletivo Paralelas experimenta com as possibilidades das plataformas virtuais de comunicação em 'A Protagonista' - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias