Agora é oficial: João Cabral de Melo Neto é o Patrono da Poesia de Pernambuco pela Alepe. A notícia havia sido divulgada no início de setembro, mas só na última sexta-feira (23) que o nome deste que é um dos maiores poetas brasileiros teve seu título publicado no Diário Oficial. João Cabral, nascido no Recife em 9 de janeiro de 1920, teve seu centenário celebrado no início deste ano - e com certeza seria muito mais comemorado ao longo de 2020 não fosse pela pandemia.
- Veja poema escrito por João Cabral de Melo Neto para Francisco Brennand
- João Cabral de Melo Neto, o poeta que levou Pernambuco para o mundo
- João Cabral de Melo Neto teve infância entre livros e engenho
- Conheça o lado emotivo de João Cabral de Melo Neto, o Poeta Engenheiro
- Obra e poemas de João Cabral de Melo Neto têm fortes denúncias sociais
- Antônio Carlos Secchin analisa com precisão a obra de João Cabral de Melo Neto com material inédito
Autor de poemas cujas críticas sociais até hoje se revelam atualíssimas, ele foi escolhido pela sua contribuição para a poesia pernambucana. Também em janeiro, o Jornal do Commercio publicou um caderno especial dedicado aos 100 anos do Poeta Engenheiro, disponível na íntegra para leitura no jconline.com.br.
E mais, na coluna Escrita desta terça-feira (27):
Uma declaração de amor à leitura, às livrarias e bibliotecas, o livro A Garota que Lê no Metrô (160 pgs., R$ 34,90), da francesa Christine Féret-Fleury, acaba de chegar ao Brasil pela Valentina. Desses romances leves, uma boa dica para intercalar entre leituras mais acadêmicas ou ficções de temáticas mais duras.
Juliette, a protagonista do livro, é uma corretora de imóveis em Paris que leva uma vida monótona. Sua diversão é prestar atenção, nas idas e vindas no metrô, nos passageiros e nos livros de cada um deles. Dois desses personagens irão mudar sua vida.
- A pernambucana Moema Cavalcanti, umas das grandes capistas brasileira, é finalista, na categoria Projeto Gráfico, do Prêmio ABEU 2020, pelo livro Moema Cavalcanti: livre para voar (2019), coedição da Cepe Editora e da Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp).
- Começa na próxima terça o projeto Diálogos Imprevisíveis, que une sempre literatura e outras artes, da Estação das Letras. A curadoria dos encontros - virtuais e ao vivo - é de José Castello e Flávio Stein. Ailton Krenak, Sidney Rocha, Viviane Mosé e outras integram a programação.
Comentários