Luto

Morre Mestre Jaime, símbolo do Carnaval de Salgueiro, por complicações da covid-19

O ícone da folia de momo no Sertão de Pernambuco faleceu aos 98 anos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/01/2021 às 14:59
RICARDO MOURA NEVES/DIVULGAÇÃO
CARNAVALESCO Mestre Jaime comandou A Bicharada por mais de 70 anos - FOTO: RICARDO MOURA NEVES/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Faleceu nesta segunda-feira (4), aos 98 anos, Jaime Alves Concerva, mais conhecido como Mestre Jaime, por complicações ligadas à covid-19. Ele estava internado desde o sábado (2). Salgueiro, cidade no Sertão pernambucano onde ele fundou o bloco A Bicharada, decretou luto oficial de três dias em sua memória.

À frente do A Bicharada de Mestre Jaime, o ícone da folia de momo comandou a festa pelas ruas de Salgueiro por mais de 70 anos. Seus bonecos gigantes, que representavam figuras humanas e também animais, marcaram gerações na cidade. Entre suas marcas registradas estavam os ternos sempre bem cortados, que ele mesmo confeccionava, pois também era alfaiate.

"É uma lacuna que se abre no cenário artístico municipal. Mestre Jaime foi responsável pela alegria carnavalesca de diversos foliões durante a sua caminhada. O bloco “A Bicharada”, de sua autoria, faz parte das lembranças mais felizes de muitos salgueirenses", afirmou a Prefeitura de Salgueiro em postagem nas redes sociais.

"Mestre Jaime marcou seu nome na história do município com a criação de bonecos gigantes inspirados em animais. Ao longo de 75 anos, ele levou alegria aos foliões com suas obras, representando não só a fauna, mas também pessoas anônimas. Além de artista plástico, Mestre Jaime era músico e alfaiate. Farão muita falta em nosso Estado aquele sorriso de ouro, as roupas luxuosas e coloridas, além da energia e do espírito transgressor que Mestre Jaime sempre carregava", enfatizou o Governo de Pernambuco, em nota, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.

Comentários

Últimas notícias