Faleceu nesta segunda-feira (4), aos 98 anos, Jaime Alves Concerva, mais conhecido como Mestre Jaime, por complicações ligadas à covid-19. Ele estava internado desde o sábado (2). Salgueiro, cidade no Sertão pernambucano onde ele fundou o bloco A Bicharada, decretou luto oficial de três dias em sua memória.
À frente do A Bicharada de Mestre Jaime, o ícone da folia de momo comandou a festa pelas ruas de Salgueiro por mais de 70 anos. Seus bonecos gigantes, que representavam figuras humanas e também animais, marcaram gerações na cidade. Entre suas marcas registradas estavam os ternos sempre bem cortados, que ele mesmo confeccionava, pois também era alfaiate.
- Morre mestre Hélio Soares, ícone da litografia em Pernambuco
- Pernambuco perde Zé Lopes, mestre mamulengueiro e patrimônio vivo do Estado
- Zuza Homem de Mello foi mestre em contar histórias de música
- Mestre Chocho, mais antigo chorão em atividade, morre ao 96 anos
- Guedes Peixoto, mestre da música pernambucana, falece aos 89 anos
"É uma lacuna que se abre no cenário artístico municipal. Mestre Jaime foi responsável pela alegria carnavalesca de diversos foliões durante a sua caminhada. O bloco “A Bicharada”, de sua autoria, faz parte das lembranças mais felizes de muitos salgueirenses", afirmou a Prefeitura de Salgueiro em postagem nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
"Mestre Jaime marcou seu nome na história do município com a criação de bonecos gigantes inspirados em animais. Ao longo de 75 anos, ele levou alegria aos foliões com suas obras, representando não só a fauna, mas também pessoas anônimas. Além de artista plástico, Mestre Jaime era músico e alfaiate. Farão muita falta em nosso Estado aquele sorriso de ouro, as roupas luxuosas e coloridas, além da energia e do espírito transgressor que Mestre Jaime sempre carregava", enfatizou o Governo de Pernambuco, em nota, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.
Comentários