Televisão

Teledramaturgia brasileira tenta se reerguer em meio à pandemia

O coronavírus interrompeu gravações de novelas e forçou emissoras a reprisarem tramas antigas, mas aos poucos, eles estão retomando as atividades

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 16/01/2021 às 8:15
RECORD TV/DIVULGAÇÃO
Com ares de superprodução, 'Gênesis', da Record TV, será a primeira novela inédita do Brasil em 10 meses de pandemia - FOTO: RECORD TV/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Há dez meses, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus, ninguém tinha a dimensão do quanto isso devastaria todas as esferas da sociedade. Atingindo os mais diversos ambientes de trabalho, o público brasileiro também veria, através da TV, a interrupção de algo considerado por muitos uma das paixões nacionais: a teledramaturgia.

>> Manuela Dias celebra os 100 capítulos de 'Amor de Mãe'

>> Day Mesquita e a volta de Poderosa na retomada de 'Amor Sem Igual'

>> Claudia Raia e Patrícia Pillar celebram estreia de 'A Favorita' no Globoplay

Aos poucos, vimos novelas sendo interrompidas ou concluídas às pressas. Séries nacionais com gravações paralisadas ou adiadas. Pensava-se que era temporário, mas a pandemia não recuou e as reprises tomaram conta das programações.

Em meados de agosto, as emissoras de TV e produtoras independentes tentaram reagir criando protocolos rígidos de segurança para voltarem às gravações. Alguns resultados foram ao ar ainda em 2020. A TV Globo gravou uma temporada especial da série Sob Pressão — Plantão Covid com dois episódios, exibidos em outubro, e também houve o retorno da Escolinha do Professor Raimundo, além da série especial Amor e Sorte. A Record TV foi mais ousada: retomou as gravações da novela Amor Sem Igual e voltou ao ar com capítulos inéditos no fim de outubro. O último capítulo vai ao ar na próxima segunda-feira (18).

A TV Globo também concluiu as gravações das novelas Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, previstas para voltar em março deste ano. A Record TV retomou as gravações da sucessora de Amor Sem Igual, Gênesis, que começou antes da pandemia, e já estreia na próxima terça-feira (19). Na TV fechada, só como um exemplo, a série Vai Que Cola (Multishow) gravou sua oitava temporada, pela primeira vez, sem plateia e levou ao ar seus 40 episódios no final do ano passado.

ESFORÇO

Por ser a primeira novela inédita no Brasil a estrear em plena pandemia, o diretor Edgard Miranda, de Gênesis, reconheceu as dificuldades de voltar ao trabalho, que teve gravações iniciadas no Marrocos: "Por conta do novo coronavírus, a gente não tem, hoje em dia, como contar com cinco mil figurantes, então, isso faz com que seja um processo de multiplicação de efeitos especiais muito grande. Estou tendo que emular o Marrocos aqui no Rio de Janeiro até termos a vacinação e podermos viajar de novo".

A TV Globo também já iniciou as gravações da substituta de Amor de Mãe no horário das nove. Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo, com Cauã Reymond, Alinne Moraes, Andreia Horta e grande elenco, segue sendo filmada seguindo os mesmos padrões de segurança e saúde. Todavia, ainda não está confirmada que sua estreia se dará no fim da exibição dos capítulos inéditos da novela de Manuela Dias. No horário das sete, a substituta de Salve-se Quem Puder - Quanto Mais Vida Melhor, de Mauro Wilson - também já está sendo gravada, mas apenas com o elenco "jovem". Os atores veteranos, que estão no grupo de risco, estão vetados do processo nesse primeiro momento. Já no horário das seis, Nos Tempos do Imperador ainda não tem data de retorno das gravações.

Com tudo isso, o que se sabe é que, em 2021, as emissoras seguem tentando retomar a teledramaturgia a passos lentos e cuidadosos. Resta torcer para que esta "novela da vida real" já esteja em seus últimos capítulos.

Comentários

Últimas notícias