PANDEMIA

Gusttavo Lima anuncia doação de 150 cilindros de oxigênio para Manaus

Com a explosão de novos casos de covid-19 no Estado, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital amazonense e diversos artistas brasileiros têm se comprometido a ajudar na compra de insumos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/01/2021 às 10:08 | Atualizado em 15/01/2021 às 10:38
Notícia
X

Depois do humorista Whindersson Nunes e outros artistas brasileiros, o sertanejo Gusttavo Lima também se comprometeu, na quinta-feira (14), com a doação de cilindros para unidades de saúde da rede pública de Manaus, capital do Amazonas. Com a explosão de novos casos de covid-19 no Estado, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital amazonense, levando pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de médicos locais. 

>> Brasil pede avião aos Estados Unidos para transportar oxigênio para Manaus

>> Enfrentando alta de mortes, Manaus instala câmaras frigoríficas em cemitério

O cantor, que utilizou o Twitter para anunciar a doação de 150 cilindros de oxigênio, ainda falou sobre a importância da solidariedade em momentos difíceis como este. 

“Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto... Assim seguimos com bondade e amor ao próximo!”, escreveu o mineiro. “Incrível quando as pessoas se unem para ajudar o próximo... É a corrente do bem! Ei, Manaus, estamos com vocês. Parabéns a todos que estão ajudando!”, finalizou. 

>> Com hospitais lotados e falta de oxigênio em Manaus, Amazonas anuncia toque de recolher

Tranferências

Com a rede de atendimento em colapso e sem oxigênio para tratamento da covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros Estados. Segundo o governo local, no primeiro momento, 235 pacientes estão sendo enviados a hospitais do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal. As transferências já começaram com a ajuda de aviões militares.
 

Veja imagens do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT): 

Nas imagens, é possível ver que diversas ambulâncias chegam ao local e encaminham os pacientes doentes até os aviões. O secretário nacional de Atenção Especializada em Saúde, Franco Duarte, informou que os pacientes transferidos são os que apresentam quadros "moderados", que exigem uso de oxigênio, mas ainda têm condições de serem transportados.

>> No Amazonas, pacientes com covid-19 começam a ser transferidos para outros Estados; veja vídeos
>> Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos dentro de caminhão em Manaus
>> Venezuela diz que irá disponibilizar oxigênio para o Amazonas
Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais. O primeiro Estado a receber pacientes do Amazonas será Goiás, no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) e no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). Depois, será a vez de Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Dados

O número de sepultamentos em Manaus quintuplicou em um mês, segundo dados divulgados pela prefeitura. Na quarta-feira, 198 enterros ocorreram na capital, dos quais 87 tinham confirmação para covid-19 e sete eram de casos suspeitos. Em 13 de dezembro foram 36 óbitos, seis com resultado positivo para o vírus. Isto representa um aumento de 450%.

 

Tags

Autor