Pandemia

Carnaval, São João e FIG sem previsão de realização, afirma secretário

Gilberto Freyre Neto apontou as dificuldades impostas pelo coronavírus aos ciclos festivos

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 13/05/2021 às 11:24 | Atualizado em 13/05/2021 às 11:35
Notícia
X

Pelo segundo ano consecutivo, o São João e o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) não deverão ser realizados. A perspectiva, já esperada devido ao crescimento dos números da covid-19 em Pernambuco e a lenta vacinação a nível nacional, foi reforçada pelo secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre, em entrevista à edição #99 do programa InterD - música e conhecimento, comandado pelo jornalista AD Luna, veiculada na rádio Universitária do Recife, nesta quarta (12). 

"É óbvio que o desejo de todos nós era a volta de uma certa normalidade, dentro do possível. Claro que, como agente público nesse sentido, um secretário de Estado tem que estar buscando boas referências, inclusive fora do Brasil, em algumas escalas que se assemelham ao nosso Carnaval. Não tenho visto absolutamente nada acontecendo nessa escala", pontuou na entrevista.

Gilberto Freyre Neto pontuou ainda na entrevista que existem tentativas de encontrar soluções para o retorno de uma certa normalidade no showbizz, mas que há poucos exemplos positivos de eventos que conseguiram dar conta da dimensão de atividades como o Carnaval, que coloca mais de um milhão de pessoas na rua.

"A gente sabe que não vai acontecer, no curtíssimo prazo, nenhum tipo de atividade que se relacione, por proximidade, ao que a gente faz no Carnaval, no São João, num Festival de Inverno de Garanhuns (...) [O FIG] coloca 500, 600 mil pessoas, durante dez dias para conviver. É um tipo de atividade que provavelmente não vai ter a condição, sem vacinação, de acontecer. O nosso desejo é que aconteça o mais breve possível. Nós temos aí um FIG de 30 anos para comemorar (...) Mas as limitações nos impõem criar outros outras ferramentas de realização. Está sendo sempre discutido pelo Governo do Estado uma forma alternativa de manter ativa a cadeia de valor da cultura. Isso pode vir em forma de auxílio emergencial, como foi feito no Carnaval", enfatizou.

O secretário de Cultura de Pernambuco destacou ainda a importância da Lei Aldir Blanc neste momento de pandemia. "Aqui em Pernambuco foram mais de 2 mil projetos analisados e habilitados a receber recursos neste primeiro ciclo da Lei Aldir Blanc", disse.

Assim como ocorre tradicionalmente em suas edições, o InterD solicitou ao entrevistado que escolhesse músicas para serem tocadas no programa. Gilberto Freyre Neto selecionou Duda Beat e Martins, artistas da nova geração da música pernambucana. Leia e ouça a entrevista completa aqui.

>> Duda Beat volta mais madura e segura no álbum 'Te Amo Lá Fora'

Tags

Autor