MÚSICA

Desclassificado do The Voice por gripe, Carlos Filho é integrante do Estesia. Conheça o grupo

Misturando música, tecnologia, iluminação cênica e experiência sensorial, grupo foi criado em 2016. É composto por Carlos Filho com Tomás Brandão, Miguel Mendes e Cleison Ramos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/12/2021 às 17:51
Notícia
X

Desclassificado na seminfinal do The Voice Brasil 2021 por conta de uma gripe, o pernambucano Carlos Filho possui uma trajetória com a música em Pernambuco. Natural de Serra Talhada, no Sertão, ele ficou conhecido no cenário musical com o grupo Bandavoou, que chegou a se apresentar no Festival Música y Paz, em Montevidéu. Carlos dividia vocais com o cantor PC Silva, que segue carreira solo. Desde 2016, o seu principal projeto musical tem sido o Estesia.

O Estesia é composto por Carlos Filho, Tomás Brandão (guitarra e sintetizadores), Miguel Mendes (baixo) e pelo iluminador Cleison Ramos. O projeto surgiu com um show em 2016, no Teatro Marco Camarotti, no Recife, com a proposta de trazer uma confluência entre elementos do teatro, da música e experimentações tecnológicas (seja na música ou na iluminação).

FELIPE SCHULER/DIVULGAÇÃO
PROJETO Grupo busca soluções para transpor online caráter imersivo - FELIPE SCHULER/DIVULGAÇÃO
Felipe Schuler de Menezes/Divulgação
Projeto do Estesia mescla música, canção e iluminação cênica em experiência sensorial - Felipe Schuler de Menezes/Divulgação

Nas apresentações, os tradicionais guitarra e baixo são processados por efeitos eletrônicos diversos. Também são usados pedais equipados com sensores que criam e/ou modificam os sons a partir do movimento.

A banda já lançou um álbum homônimo em 2019, além de vários singles e EPs, a exemplo de "Estudando o Brega", que traz novas versões para faixas do ritmo popular recifense. No Rec-Beat de 2020, realizou um show com participações do MC Draak e de Marley no Beat.

O Estesia também já realizou programações como o Estesia Convida, que traz outros profissionais da música para apresentações e debates sobre cultura. Dentro desse projeto, em 2018, o grupo fez um show experimental com o renomado pianista pernambucano Amaro Freitas, que mistura jazz com frevo, maracatu e outros ritmos locais.

Inovação na pandemia

Durante o distanciamento social da Covid-19, o Estesia lançou um experimento imersivo através das redes sociais. O "Estesia 1pra1" envolvia conversas com trocas de áudios e vídeos no WhatsApp, envolvendo ainda o YouTube e o Instagram. A ação ainda envolvia o lançamento da música Se Você Quiser e foi inspirada em outro espetáculo sensorial do grupo teatral Magiluth.

No The Voice

Reprodução/TV Globo
Carlos Filho brilhou durante sua passagem pelo 'The Voice Brasil' - Reprodução/TV Globo

Carlos Filho não chegou a se apresentar na semifinal desta segunda devido ao resultado positivo do teste para gripe. Ele integrava o time de Lulu Santos e se destacava pelo repertório que fugia do comum e trazia poesia.

Nas Audições às Cegas, primeira fase dos participantes, ele surpreendeu os jurados ao cantar "Enquanto Engoma a Calça", uma música lançada em 1979 pelo cantor Ednardo. "Eu virei porque achei estranho, no melhor dos sentidos. Acho que tem tanta coisa aí. Uau!", disse também Lulu Santos na ocasião. "Tudo me interessa no Carlos. A profundidade, as escolhas que ele faz. Ele é a cara do time", disse o técnico, ao Gshow.

Na fase das Batalhas, ele duelou com a participante EuLá cantando "Sorri, Sou Rei", do Natiruts. Já nas Batalhas dos Técnicos, levou a web á loucura cantando o clássico "Baby", de Caetano Veloso.

Na semana passada, o The Voice entrou na fase dos shows ao vivo e, mais uma vez, Carlos trouxe poesia com uma apresentação de "Pavão Misterioso", de Ednardo. "A escolha dele é sempre especial, ele sabe o quer representar. Que coisa mais linda!", disse Michel Teló.

Tags

Autor