PODER PÚBLICO

Assim como o brega, música gospel vira Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O que muda?

Prefeito João Campos sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal. Com os reconhecimentos, ritmos serão mais contemplados pelo poder público da cidade?

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 10/01/2022 às 19:18
FAUSTO JR/DIVULGAÇÃO/IEADPE
BALUARTES Dupla gospel pernambucana Canção e Louvor, que tem mais de uma década de carreira, durante uma das inúmeras apresentações de realizam nos templos locais - FOTO: FAUSTO JR/DIVULGAÇÃO/IEADPE
Leitura:

A música gospel agora é um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, após a sanção do prefeito João Campos publicada no Diário Oficial no último sábado (8). O projeto de lei 363/2021 foi apresentado pelo vereador Pastor Júnior Tércio (PODE), que integra a bancada evangélica da Câmara Municipal, e aprovado em segundo turno pelo legislativo. O pedido ocorreu um pouco depois desse mesmo título ter sido dado ao brega, com proposta do vereador Marco Aurélio Filho (PTRB).

Mas afinal, algo realmente muda com a sanção dessas leis? Esses ritmos serão mais contemplados pelo poder público municipal, por exemplo? Os títulos seriam apenas simbólicos? O JC conversou com especialistas para entender os desdobramentos dessas recentes aprovações.

O que é patrimônio imaterial?

Em primeiro lugar, é importante entender mais o que é o patrimônio cultural imaterial, que entrou em discussão no poder público com a atuação da Unesco. A instituição define esse patrimônio de forma abrangente: são práticas, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades e os grupos sociais reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

No Brasil, existem três instâncias que podem reconhecer os patrimônios culturais: o federal, pela Iphan, o estadual, pela Fundarpe (no caso de Pernambuco), e o municipal, reconhecido pelas gestões das cidades. Recentemente, o Iphan reconheceu o forró e o repetente como patrimônios.

Divulgação
Cerimônia de Revalidação do Frevo como Patrimônio Cultural do Brasil será no Paço do Frevo - Divulgação

"De um modo geral, falar sobre política pública para a cultura é uma conversa muito recente. A Unesco foi quem puxou a primeira reunião internacional para falar sobre patrimônio, então existem interpretações confusas por ser algo novo", diz Bruno Nogueira, professor do departamento de comunicação da UFPE e pesquisador da música e políticas públicas de cultura.

"A Unesco fala que o estado precisa cuidar da cultura do povo, existindo a preservação do patrimônio material, que é o arquitetônico, e o imaterial, que nos ajudar a entender a ideia de cultura em uma dimensão mais antropológica. Quando dizemos que o frevo é um patrimônio, por exemplo, não estamos falando de ritmo, melodia, harmonia e acorde, e sim da manifestação social que existe em torno do frevo."

O que muda para o brega e para o gospel

Trazendo a discussão para os recentes reconhecimentos no contexto municipal do Recife, Bruno Nogueira diz que a Prefeitura do Recife precisaria, na teoria, encontrar formas de preservar essas manifestações.

"Na primeira ponta, a gestão poderia, por exemplo, reunir registros de fotografias, vídeos, entrevistas, sempre garantindo que o acesso a esse conteúdo seja constante. A segunda ponta é a da programação. Se uma coisa é considerada patrimônio para a cidade, a política pública precisa contemplar aquilo dali. A Prefeitura do Recife tem uma série de equipamentos culturais, como a Torre Malakoff. Então esse espaço, por exemplo, teria de contemplar o brega e agora o que estão chamando de música gospel."

MARCOS PASTICH/PCR
ENCONTRO João Campos, Anderson Neiff e Marco Aurélio Filho na sanção da lei que concedeu ao movimento brega o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife - MARCOS PASTICH/PCR
Daniel Robles/Divulgação
CÂMARA Vereador Pastor Junior Tércio (Podemos), autor do PL que tornou a música gospel um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife - Daniel Robles/Divulgação

Contudo, também é possível que essa preservação não ocorra. Nogueira ressalta que uma política pública só é pública se tiver participação do povo. "A prerrogativa está dada, cabe ao povo se articular, se manifestar em torno disso. Existe um bom exemplo é o da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-serra e Ai!, uma articulação que pediu uma assento nos debates sobre políticas públicas para propor direcionamentos."

O produtor cultural e doutor em antropologia Rafael Moura, por sua vez, comenta que a política de patrimônio municipal do Recife ainda é muito iniciante, até "incipiente", o que tornaria o reconhecimento "muito mais simbólico do que prático". "A questão é que isso pode se desdobrar em outras questões, como a música gospel poder pleitear espaço em programações e nas leis de incentivo, como no edital Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC)."

A questão da música gospel

Apesar das leis do brega e da música gospel terem sido aprovadas numa mesma época, os significados das aprovações são bastante diferentes. O brega surgiu nacionalmente, ancorado na jovem guarda, e criou uma cena bastante específica em Pernambuco ao longo das décadas - assim como ocorreu no Pará.

Rafael Moura comenta que, apesar dessa legitimidade cultural e social, o brega precisou pleitear por espaço após ser retirado das programações do poder público. "Essa cena passa a se organizar e ganhar espaço a partir da Lei do Brega, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em 2017. O ritmo passou a ser visto como uma expressão cultural relevante para o estado e para a capital, embora ainda não tenha ganho o devido espaço nas leis de incentivo."

Divulgação/Blog Ricardo Antunes
Estátua de Reginaldo Rossi, símbolo do brega, no Recife - Divulgação/Blog Ricardo Antunes

Sobre a música gospel, no entanto, Bruno Nogueira comenta que não existe uma delimitação muito evidente do que é gospel ou não. Nos Estados Unidos, por exemplo, o gospel é um estilo musical bastante definido. "Aqui, o que está sendo chamado de gospel é um movimento ligado a igrejas específicas. Se dissermos que o gospel é uma música de louvor, isso deveria ir além dessas igrejas", comenta.

"Assim, essa música está menos atrelada a manifestações do povo e sim de igrejas, entrando em conflito com a questão do estado laico. Tudo isso vai resultar no fato de que vamos precisar abranger a nossa política pública para que ela contemple as atividades dessas igrejas", conclui Nogueira.

Rafael Moura endossa que, nos atuais moldes, o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial acaba tendo um tom político-partidário. "Os vereadores propõem e o prefeito sanciona. No caso do Iphan, existe uma pesquisa sobre a manifestação e a criação de um inventário. No caso municipal, não é debatido com a sociedade, não tem pesquisa. É uma coisa política para conseguir apoio eleitoral-partidário. Isso desvaloriza um pouco o próprio título de patrimônio imaterial", finaliza.

Comentários

Últimas notícias