O cantor João Gomes fará o aguardado show da gravação do seu novo DVD, "Acredite", em 17 de agosto, no Marco Zero do Recife. A estrutura vem sendo montada na praça desde a primeira semana deste mês.
O show está marcado para começar às 17h, pegando o pôr do sol na praça do Marco Zero, um dos principais cartões postais do Recife.
O repertório contará com músicas dos seus dois álbuns, "Eu Tenho a Senha" (2021) e "Digo Ou Não Digo" (2022). Também serão apresentadas algumas músicas inéditas.
O show é uma realização da Tajapós Produções e Top Eventos, empresas que gerenciam a carreira de João Gomes, com apoio da Prefeitura do Recife através do Recentro, secretaria criada no final de 2021 com o objetivo de restaurar a economia do Centro do Recife.
O evento também conta com apoio do Governo de Pernambuco na organização, tendo patrocínio de uma marca de apostas de jogos de futebol.
Seis artistas vão subir ao palco para cantar com João Gomes. A primeira participação confirmada foi Vanessa da Mata. O pernambucano regravou "Só Você e Eu", música da cantora e compositora, no seu álbum mais recente, Digo ou Não Digo. A mãe do cantor, Kátia Gomes, é uma grande fã da artista, o que estimulou a homenagem.
A segunda participação divulgada é a do rapper carioca L7nnon, dono dos sucessos "Ai, Preto", parceria com Bianca, e "Desenrola, Bate, Joga de Ladinho", com Os Hawaianos. A terceira participação anunciada foi a do cantor Raimundo Fagner, nome consagrado da música popular brasileira.
Além destes, o DVD "Acredite" contará com as vozes de Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon, dois nomes do forró piseiro, gênero que tem consagrado João Gomes, e ainda Yara Tchê, cantora de forró natural de Petrolina.
O empresário Gildo Lanches, conhecido por vender salgados e sanduíches por preços acessíveis na Praça do Derby, Centro do Recife, foi convidado para fornecer alimentação a toda a equipe da gravação do DVD.
O show causará diversas modificações no trânsito. Equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vão bloquear a entrada de veículos na ilha a partir das 4h da manhã, oferecendo segurança para o fluxo de pedestres ao Marco Zero, palco do espetáculo.
Os bloqueios serão iniciados às 4h, no entorno imediato da área do show, e serão expandidos à medida que o dia passa. Inicialmente as expansões estão marcadas para as 12h e 15h, mas podem atrasar ou serem antecipadas, isso a depender do fluxo de pessoas e de veículos.
Haverá bloqueios de trânsito e de controle urbano nos seguintes pontos:
Um efetivo da CTTU também estará nas pontes Maurício de Nassau, do Limoeiro, Princesa Isabel, além da Rua do Imperador para bloquear a Ilha do Recife Antigo caso o fluxo de pedestres ocupe esses locais
Para os condutores que estiverem no Centro em direção à Zona Sul, recomenda-se que utilize a Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Ao todo, 120 servidores da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) atuarão realizando revistas e ações de fiscalização no show de João Gomes. Todas essas equipes municipais atuarão sob coordenação do Gabinete do Centro do Recife - o Recentro.
Todas as pessoas serão revistadas, primeiramente pela equipe de segurança privada contratada pela produção do show (que estará nas quatro pontes que dão acesso à ilha do Bairro do Recife), e depois pelos servidores da Secon, que estarão em seis barreiras do perímetro de onde o público verá a apresentação.
As revistas visam impedir a entrada de garrafas de vidro e demais objetos perfurantes, além de armas de qualquer espécie. Será permitida a entrada com coolers de bebidas, desde que não contenham qualquer recipiente de vidro. Caso isso acontecer, a bebida será apreendida.
A gravação do DVD de João Gomes acabará com um hiato de mais de 10 anos eventos desse tipo no Marco Zero. De acordo com informações de bastidores, um dos motivos da escolha desse local foi o desafio que seria conseguir a liberação.
A gestão do PSB, iniciada em 2013, deixou o Marco Zero reservado para eventos específicos: Carnaval do Recife, Paixão de Cristo do Recife, Boi Voador e Baile do Menino Deus.
A última vez que a praça foi usada exclusivamente para a finalidade de gravar o DVD de uma artista foi em 2010, quando a banda de pagode Sorriso Maroto filmou o DVD "Ao Vivo no Recife". Elba Ramalho também lançou o DVD "Marco Zero" no mesmo ano.
Em 2016, já na gestão do PSB, a banda O Rappa também gravou um DVD no Marco Zero. Contudo, o grupo aproveitou uma apresentação dentro da programação do Carnaval do Recife, sem realizar um evento separado, como ocorrerá agora.Como fica o trânsito com o show de João Gomes no Recife
avenidas Marquês de Olinda e Rio BrancoComo será a segurança do show de João Gomes
Shows no Marco Zero