Copa do Mundo 2022

COPA DO MUNDO: craque do Canadá nasceu em campo de refugiados; conheça a história de Alphonso Davies

O jogador chegou aos cinco anos de idade no Canadá como refugiado

Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 23/11/2022 às 17:50 | Atualizado em 25/11/2022 às 12:31
Seleção do Canadá enfrenta Cuba nesta terça (04). - CANADA SOCCER/DIVULGAÇÃO

A seleção de futebol do Canadá estreou nesta quarta-feira (23) na Copa do Mundo de 2022 contra a Bélgica.

A equipe canadense está no Grupo F da competição, ao lado de Bélgica, Marrocos e Croácia. Estes dois últimos, os próximos adversários dos canadenses na primeira fase da Copa.

Um dos destaques do Canadá é Alphonso Davies. O jogador de 22 anos é um dos craques da seleção canadense e atua como lateral-esquerdo e também como ponta-esquerda e é atleta do Bayern de Munique.

Alphonso Davies é um dos jovens do Bayern de Munique - Christof STACHE / AFP

Davies é de origem liberiana e tem os dois pais liberianos. Ele nasceu em Gana e aos cinco anos de idade se mudou com seus pais para o Canadá.

A questão é que Alphonso Davies nasceu em um campo de refugiados liberianos em Gana, porque seus pais vivam lá após fugirem da Libéria por conta da Segunda Guerra Civil no país, que durou de 1999 até 2003.

Aos cinco anos de idade, Davies e seus pais se mudaram para o Canadá como refugiados. Inicialmente moraram em Widson, Ontario, e um ano depois foram morar em Edmonton.

Em junho de 2017, o jogador recebeu oficialmente a cidadania canadense.

A CARREIRA

Nas categorias de base, Alphonso "Speedy" Davies, como é chamado, passou por Edmonton Internationals e Edmonton Strikers, antes de ir para o Vancouver Whitecaps, clube onde também começou sua carreira profissional. Em 2018, se transferiu para o Bayern de Munique, onde está até hoje.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS