A marca de moda espanhola Balenciaga, muito conhecida por suas campanhas e peças polêmicas, precisou pedir desculpas após uma campanha temática ser acusada de incitar a pedofilia.
Na sessão de fotos, crianças seguram bichinhos de pelúcia com adereços usados em práticas sexuais sadomasoquistas. Os bichinhos de pelúcia mostrados nas imagens da campanha da Balenciaga são "sacolas de pelúcia" vendidas pela empresa. No entanto, os itens não estão disponíveis nos sites da marca.
A polêmica cresceu quando um usuário do Twitter encontrou em uma das fotos da campanha um trecho de uma ação judicial na Suprema Corte dos EUA de 2008, no caso United States v. Williams, que tratava da venda de material de pornografia infantil.
O fotógrafo Gabriele Galimberti é o responsável pelo ensaio. Ele já trabalhou com grandes veículos como a National Geographic, Le Monde e Marie Claire. Questionada pelo Daily Mail, a Balenciaga negou que tomaria ações legais contra Gabriele.
Balenciaga pede desculpas por campanha que usa criança e é acusada de incitar pedofilia
No comunicado divulgado nesta semana, a Balenciaga se desculpa pelo ensaio fotográfico e diz que tomará medidas legais contra os envolvidos.
"Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha de férias possa ter causado. Nossas pelúcias não deveriam ter sido apresentadas com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas", diz trecho da nota.
"Levamos este assunto muito a sério e estamos tomando medidas legais contra as partes responsáveis por criar o conjunto e incluir itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Spring 23. Condenamos veementemente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças", completa a nota da Balenciaga.
Kanye West questiona silêncio de famosos sobre campanha da Balenciaga
O rapper Kanye West questionou o porquê da marca não estar sendo "cancelada" da mesma forma como ele foi quando fez comentários antissemitas. Logo quando a controvérsia de West veio à tona, a Balenciaga foi uma das primeiras a suspender a parceria com o rapper.
Em entrevista ao TMZ, Kanye West disse que o escândalo de Balenciaga é a prova de que as celebridades de Hollywood são controladas.
Kim Kardashian reavalia relação com a marca Balenciaga
A empresária Kim Kardashian, que é embaixadora da marca, se pronunciou acerca da campanha polêmica na segunda-feira (29). Ela disse que ficou "abalada com as imagens perturbadoras" da peça publicitária.
Kim também disse estar reavaliando a relação com a marca de roupas. "Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com as imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser a maior consideração, e qualquer tentativa de normalizar o abuso infantil de qualquer tipo não deve ter lugar em nossa sociedade", disse.
Confira outras polêmicas da Balenciaga
Neste ano, a Balenciaga também chamou atenção por lançar um tênis com aspecto de sujo e destruído, com o nome da grife escrito com uma espécie de graxa.
Os valores do "full destroyed" ("completamente destruído", em português) variavam entre US$ 495 (cerca de R$ 2,6 mil, uma versão mule) e US$ 1,8 (cerca de R$ 10 mil, o cano alto).
Quem quiser obter os artigos exóticos deve acessar o site www.balenciaga.com e optar por modelos masculinos ou femininos.
Em agosto, a marca voltou a pautar as redes sociais ao disponibilizar em seu catálogo uma bolsa inspirada em sacolas de luxo. O item chamou atenção pelo preço. Uma bolsa da Balenciaga sai por US$ 1.790, cerca de R$ 9.280 na cotação atual.