Com informações do UOL
O ex-jogador Pelé, 82 anos, não responde mais ao tratamento quimioterápico e está em cuidados paliativos, segundo jornal Folha de S.Paulo.
O Rei do Futebol estava realizando um tratamento contra um câncer de cólon desde setembro do ano passado. Foi diagnosticada metástase no intestino, pulmão e fígado do ex-jogador, no começo de 2022.
ENTENDA OS CUIDADOS PALIATIVOS DE PELÉ
Os cuidados paliativos oferecem um conforto e qualidade de vida para aliviar as dores de um paciente com uma doença que não tem cura. As medidas dependem dos sintomas e quanto tempo de sobrevida é esperado para o enfermo.
O paliativista trabalha também com toda a família do paciente, para diminuir as aflições e garantir dignidade, autonomia, bem-estar e independência no momento difícil.
Para fazer o tratamento, é necessário ter uma conversa franca e honesta, com toda equipe médica, família e o paciente (caso esteja consciente). Logo após a conversa ambos devem entrar em um consenso e tomar decisão sobre o melhor caminho a seguir com o paciente.
ESTADO DE SAÚDE DE PELÉ
O Hospital Albert Einstein divulgou na tarde deste sábado (3), um novo boletim médico sobre o estado de saúde do ex-jogador, que está internado desde o dia 29 de novembro.
De acordo com o comunicado, Pelé apresentou uma resposta positiva ao tratamento contra a infecção respiratória. "Pelé segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24 horas", diz o boletim.