O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, antecipa o réveillon nesta sexta-feira (30) com a 8ª edição do Réveillon do Paço. O evento aproveita para celebrar os 10 anos do título do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco.
Ao meio-dia, Spok e Orquestra Recife com convidados especiais, como Erica Natuza e Ciel Santos, abrem o novo ciclo com a festa gratuita no palco ao ar livre, na rua, em frente ao Paço e à Praça do Arsenal.
Numa apresentação para todas as idades, além de Erica Natuza e Ciel Santos, Spok e Orquestra Recife receberão no palco Clara Torres, Luana Tavares, Vinícius Barros, Rafael Marques e Alexandre Rodrigues. Juntos, eles farão um show com muito Frevo num repertório que mistura a tradição com a nova geração.
"Será muito importante dar início às festividades do Carnaval 2023 com o Réveillon do Paço, aberto, na rua, depois dos momentos tão difíceis que vivemos, de restrições por causa das fases mais graves da pandemia", diz Maestro Spok.
"O Paço é a casa da nossa música, nossa história, nossa alma, é onde todos moram, onde está a magia de todo o nosso espírito e do nosso Carnaval. A apresentação do dia 30 será um grande encontro para dar as boas-vindas a 2023 com gente que trabalha, pesquisa, estuda e produz o Frevo com muito amor, com músicos, bailarinos e fazedores".
Quem for ao evento, poderá conferir também a nova exposição de longa duração "Frevo Vivo", lançada no último dia 20 de dezembro. A novidade renovou a ala térrea do Paço, apresentando o Frevo em constante transformação, com uma linha do tempo reformulada, além de uma cartografia sonora do Frevo e uma vídeo-instalação inédita (saiba mais aqui sobre a exposição).
Na ocasião, também haverá o pré-lançamento do livro "Frevo Vivo", um projeto do Paço com edição da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que terá lançamento oficial em fevereiro do ano que vem. No ato de pré-lançamento, nesta sexta (30), o livro digital será disponibilizado ao público.
A obra ilustrada, organizada pelo jornalista e pesquisador José Teles, traz os artigos de 11 autores convidados, reunindo diversas temáticas em torno da multiplicidade frenética do Frevo, provando que o gênero vai muito além da sazonalidade do Carnaval e da circunscrição geográfica das massas urbanas do Recife.
O título traz vozes de autores e autoras que, em suas próprias vivências, trazem temas como "mulheres e o Frevo", o "Frevo como uma dança urbana negra", "histórias do Frevo" e "terreiros no Carnaval".
Abordando artes, música, dança, fotografia, artes plásticas, cultura e instituições, os 11 nomes que participaram do livro são: Eduardo Sarmento, Mário Ribeiro, Rebeca Gondim, Carmem Lélis, Júlio Vila Nova, Jefferson Figueirêdo, Amilcar Bezerra, Maestro Spok, Valéria Vicente, Leilane Nascimento e Nicole Costa. A seleção e curadoria de imagens é de Eric Gomes.