Com Estadão Conteúdo
O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo.
O Rei do Futebol estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde 29 de novembro.
CAUSA DA MORTE DE PELÉ
De acordo com o Einstein, a morte de Pelé ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
"O Hospital Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz nota do hospital.
OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE PELÉ COM VIDA
Pelé terminou os seus dias amparado pela esposa, Márcia Aoki, pelos filhos, e rezando no quarto do hospital, um hábito que sempre o acompanhou.
Na véspera da morte, nessa quarta (28), o Rei do Futebol recebeu a visita dos netos Octávio e Gabriel. Os dois são filhos de Sandra Regina, a herdeira de Pelé não reconhecida pelo pai.
O coração de Pelé bateu pela última vez de forma lenta e pausada, sem que seu corpo sentisse qualquer dor. O Rei do Futebol morreu sedado.
"Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz", escreveu Kely Nascimento, uma das filha de Pelé, ao publicar uma foto mostrando as mãos dela e dos irmãos sobre o Rei do Futebol.
Pelé iniciou tratamento contra um tumor no cólon em 2021. Ele precisava ir ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento e fazer avaliações.
O Rei do Futebol havia sido submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no mesmo hospital em setembro de 2021.
No início de 2022, exames constataram metástase que atingiu o intestino, o pulmão e o fígado.
QUEM SÃO OS FILHOS DE PELÉ?
O Rei do Futebol teve sete filhos:
- Edinho - 55
- Edinho - 52
- Jennifer - 44
- Sandra - morreu aos 42 anos, em 2006
- Flávia - 54
- Joshua - 26
- Celeste - 26
Edinho, Jennifer e Kely Cristina são do primeiro casamento de Pelé, com Rosemeri Cholbi Nascimento.
Em 1996, nasceram os gêmeos Joshua e Celeste, filhos de Pelé com sua segunda esposa, Assíria Seixas Lemos.
A FILHA DE PELÉ NÃO RECONHECIDA
Sandra Regina, nascida em 1963, em Guarujá, São Paulo, foi fruto de um relacionamento com a empregada doméstica Anisia Machado, que teria se envolvido com Pelé quando ele já namorava Rosemeri Cholbi.
Sandra foi reconhecida como filha de Pelé no ano de 1996, por meio de um exame de DNA, depois de uma longa batalha na Justiça. Apesar do reconhecimento legal, Pelé não quis contato com a filha, que morreu em 2006, vítima de câncer.
A situação foi diferente com Flávia Christina, que nasceu em 1968, em Porto Alegre, fruto de um outro relacionamento extraconjugal.
Pelé conheceu Flávia em 1994, quando ela era uma estudante de fisioterapia, e a acolheu sem a necessidade de exame de DNA.