2022 chega ao seu último dia neste sábado (31). Um ano em que grande parte do mundo conseguiu se reerguer após a pandemia da covid-19, também foi responsável pelo falecimento de tantas figuras influentes na sociedade.
Confira alguns famosos cujas mortes abalaram 2022, mas que deixaram seu legado imensurável na política, música, cinema e televisão.
Elza Soares
No primeiro mês de 2022, em 20 de janeiro, o Brasil se despediu de Elza Soares.
Vítima de causas naturais, ela passeava por diversos gêneros e construiu uma carreira de mais de 60 anos. Em 1999, foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio.
Paulinha Abelha
Paulinha Abelha era vocalista da Calcinha Preta e tinha apenas 43 anos quando morreu em 23 de fevereiro.
Um quadro de comprometimento multissistêmico levou ao falecimento de uma das maiores cantoras de forró do país.
Taylor Hawkins
Reconhecido muldialmente como baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins faleceu em 25 de março em Bogotá, na Colômbia.
No dia 27, ele se apresentaria junto com a banda como uma das atrações principais do Lollapalooza Brasil. O festival o homenageou com fala da esposa de Taylor, Etty Lau, e do criador do evento, Perry Farrell.
Milton Gonçalves
Complicações de acidente vascular cerebral (AVC) tido dois anos antes, Milton Gonçalves se despediu em 30 de maio.
Aos 88 anos, o ator marcou a sociedade brasileiro ao atuar em 'Selva de Pedra' e 'Escrava Isaura'. Ele também se destacou como diretor e primeiro brasileiro a apresentar um prêmio no Emmy internacional.
Jô Soares
Um dos grandes nomes da televisão brasileira, Jô Soares morreu em 09 de agosto aos 84 de anos.
Jô participou de diversas produções televisivas, sendo uma das de maior destaque seu próprio talk-show, o 'Programa do Jô', que apresentou de 2000 a 2016.
Claudia Gimenez
Cláudia Gimenez tinha 63 anos quando morreu em 20 de agosto por insuficiência cardíaca.
A atriz divertiu o Brasil com sua atuação em 'Escolinha do Professor Raimundo', 'Sai de Baixo' e 'Sete Pecados'.
Rainha Elizabeth II
Causas naturais levaram à morte da monarca mais longeva da História do Reino Unido em 08 de setembro.
Rainha Elizabeth faleceu aos 26 anos, completando 70 anos no poder. Seu primogênito, Charles III, assumiu o trono.
Gal Costa
Mais uma artista que marcou gerações se despediu em 2022. Gal Costa faleceu em 09 de novembro aos 77 anos. A causa de sua morte não foi divulgada, porém ela havia cancelado alguns shows pouco tempo antes por causa de cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Gal iniciou sua carreira nos anos 1960, sendo uma das grandes representantes da Tropicália, e se tornou uma das vozes mais poderosas da música brasileira.
Erasmo Carlos
Problemas causados pela síndrome edemigênica levaram à morte de Erasmo Carlos em 22 de novembro.
Popularmente conhecido como Tremendão, Erasmo foi percursor da Jovem Guarda e protagonizou uma longa amizade com Roberto Carlos, com quem compôs mais de 700 canções.
Pedro Paulo Rangel
Aos 74 anos, Pedro Paulo Rangel veio a falecer por uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Ele se despediu em 21 de dezembro.
O ator é reconhecido por participar de diversas novelas da Rede Globo, entre elas 'O Cravo e a Rosa', 'Vale Tudo', 'Pedra sobre Pedra' e 'TV Pirata'.
Pelé
Desde 2021, Pelé lutava contra um câncer de cólon metastático. Ele se despediu em 29 de dezembro e recebeu homenagens de personalidades de diversos ramos ao redor do mundo.
Pelé era considerado o Rei do Futebol e participou da conquista de três edições da Copa do Mundo pela seleção brasileira.
Papa Bento XVI
Morreu, no último dia do ano, Joseph Ratzinger, nomeado como Papa Bento XVI.
Aos 95 anos, ele já vinha debilitado fisicamente por conta da idade avançada, motivo que o levou renunciar ao poder no Vaticano em fevereiro de 2023.
Bento XVI é a única figura nomeada como Papa Emérito, por ter decidido sair do poder, mas ainda ter influência por seu prestígio pela Igreja Católica.