Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax.
A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda levar representatividade a mulher negra e deficiente física.
É neste dia 08 de fevereiro, inclusive, que faz quatro anos de sua estreia na Nova York Fashion Week.
Na barra de pesquisa do Google, ela é colocada cheia de cores - remetendo às suas origens e estilo - em meio à natureza e aos prédios nova-iorquinos.
“A vibrante arte de hoje é um reflexo da brilhante vida de Cax”, comunicou a empresa.
Mama Cax veio ao mundo como Cacsmy Brutus no dia 20 de novembro de 1989. Ela nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, porém passou boa parte da vida em Porto Príncipe, no Haiti.
Aos 14 anos, foi diagnosticada com um câncer no pulmão e nos ossos. Dois anos depois, ela precisou fazer uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril — durante o procedimento, sua perna direita foi amputada.
“Num primeiro momento, ela ficou deprimida e demorou a aceitar a prótese na perna, porque ela gostaria que o equipamento parecesse mais realista e estivesse mais próximo de seu tom de pele”, contou o Google em homenagem.
Porém, com o tempo, Mama Cax começou a se aceitar e amar seu corpo. Ela passou a fazer intervenções artísticas em sua prótese como um sinal do seu estilo. Sua expressão fashion seguiu para suas roupas, cabelos e maquiagem.
A aceitação de sua deficiência foi além de estilizar a prótese, mas a fez se envolver em atividades físicas. Cax chegou a completar uma maratona em Nova York com uma handbike (em que os pedais são movidos com as mãos).
Mama Cax percebeu que poderia ser um voz para as mulheres negras e com deficiências. Ela, então, começou a postar nas redes sociais sobre sua realidade e chamou atenção dos internautas.
Sua influência a faz começar a carreira de modelo em campanhas publicitárias. Em 2017, Cax assinou um contrato com a Jag Models e fotografou para marcas como Tommy Hilfiger, ASOS, Olay, and Savage x Fenty.
Em 2018, ela estrelou a capa da Teen Vogue e. no ano seguinte, deu um dos maiores passos em sua carreira: desfilou na NYFW.
Mama Cax esteve nas passarelas da semana de moda nova-iorquina representando a marca Chromat.
Ainda em 2019, os médicos da modelo descobriram coágulos de sangue em seus pulmões e agravamento do seu câncer.
Mama Cax passou uma semana internada, mas não resistiu, vindo a falecer aos 30 anos no dia 16 de dezembro.
A ativista continua na memória de muitos como uma grande voz capaz de espalhar a representatividade de mulheres negras e deficientes físicas na indústria da Moda.
Carreira de modelo e ativista
Causa da morte de Mama Cax