Da AFP
Cinéfilos estão na expectativa pela cerimônia da entrega do Oscar 2023, que acontece no próximo domingo (12).
Depois da edição passada marcada pela polêmica da tapa dada por Will Smith em Chris Rock, acredita-se que esse ano o foco será nas grandes produções que concorrem a estatuetas.
Uma delas é a excêntrica ficção científica com direito a dedos de salsicha e brinquedos sexuais indicada na categoria de melhor Filme.
'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' mostra uma imigrante chinesa, dona de uma lavanderia, que luta contra um vilão interdimensional que acaba sendo sua própria filha.
Sendo um filme muito diferente dos habituais vencedores do Oscar, o elenco é majoritariamente asiático e muito carismático, e conta ainda com a estrela Jamie Lee Curtis.
Scott Feinberg, colunista de premiações do Hollywood Reporter, disse à AFP que "por trás do filme há um grupo muito legal de pessoas, pelo qual é impossível não ficar feliz".
O longa fez bons números de bilheteria, US$ 100 milhões, graças à divulgação orgânica e boca a boca e se destacou com prêmios dos sindicatos de diretores, produtores e dos atores de Hollywood.
Scott, no entanto, acredita que o sistema de "preferência" do Oscar pode impedir que o filme seja vencedor da grande categoria da noite
Os membros da Academia classificam os indicados do melhor ao pior, porém o colunista disse que "muitos" membros eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas "simplesmente não entendem" o frenético fascínio pelo filme.
Apesar da expectativa pelo prêmio de 'Melhor Filme', outras categorias parecem ganhar destaque pela competição acirrada de melhor atuação.
"Não me lembro de algum ano, pelo menos desde que venho fazendo isso, que três das quatro categorias de atuação estivessem empatadas", conta Feinberg.
Para 'Melhor Atriz', Cate Blanchett de 'Tár' está bem cotada. Porém uma grande torcida vai para Michelle Yeoh, a protagonista de 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'.
Ela faria história ao consagrar ao se consagrar como a primeira asiática a vencer esta categoria.
Para 'Melhor Ator', nomes como Austin Butler ('Elvis'), Brendan Fraser ('A Baleia') e Colin Farrell ('Os Banshees de Inisherin') estão como favoritos.
O prêmio de 'Melhor Atriz Coadjuvante' é disputado por Angela Bassett, a primeira estrela de um filme da Marvel a ser indicada com "Pantera Negra: Wakanda para sempre", Kerry Condon ("Os Banshees de Inisherin") e Jamie Lee Curtis.
Por fim, a categoria de 'Melhor Ator Coadjuvante' parece guardar só um nome: Ke Huy Quan.
Ator mirim de "Indiana Jones e o Templo da Perdição", ganhou até agora todos os prêmios da temporada de premiação como par romântico na ficção com Michelle Yeoh.
Um ano passou, mas a tapa continua como um fantasma na história da cerimônia.
Em 2022, Will Smith subiu ao palco para acertar Chris Rock no rosto, após uma piada sobre o cabelo de sua esposa.
Em uma coletiva de imprensa nesta semana, a produtora executiva da premiação, Molly McNearney, disse: "Nós vamos reconhecer o que aconteceu e depois seguiremos em frente".
Os organizadores foram criticados por permitir que Smith continuasse no evento após a agressão, inclusive para voltar ao palco e receber a estatueta de 'Melhor Ator'.
Depois ele foi proibido de comparecer à premiação por uma década. Isto significa que o astro não entregará o prêmio de 'Melhor Atriz' este ano, uma tradição da cerimônia.
Para Feinberg, "a Academia já deixou muito claro que eles não acham engraçado e preferem que não seja discutido. Mas eu acho que não podem fingir que não aconteceu".
"Trabalhamos na Convenção do Partido Democrata e nas cerimônias de posse de vários presidentes. Nós cuidamos do entretenimento, o Serviço Secreto cuida do resto", disse à AFP o produtor da cerimônia, Glenn Weiss.
O objetivo de sua equipe e do apresentador, Jimmy Kimmel, é unicamente "manter a cerimônia divertida".
Por causa da tapa de Will Smith, os índices de audiência aumentaram no ano passado, mas continuaram abaixo do que costumava ser na década de 1990.
Este ano, os organizadores esperam que as indicações para filmes que fizeram muito sucesso na bilheteria, como 'Top Gun: Maverick' e 'Avatar: O Caminho da Água', possam atrair os espectadores de volta ao mundo das premiações.
A cobertura está prevista para começar 20h (horário de Brasília) com tradicional tapete vermelho. Já a cerimônia iniciará às 21h.
A transmissão ao vivo no Brasil ficará por conta do canal fechado TNT e pelo streaming HBO Max.