Na madrugada de 12 de setembro de 1997, o cantor José Henrique dos Reis, conhecido como João Paulo, da dupla João Paulo e Daniel, voltava de um show em São Caetano do Sul, em São Paulo, a caminho de sua casa para encontrar sua família, quando sofreu um acidente fatal.
De acordo com as investigações da época, o pneu do carro que ele dirigia, uma BMW 328i/A, teria estourado.
O laudo pericial da época indicou que o cantor teria perdido o controle do veículo, batido no canteiro central, capotado quatro vezes e pegado fogo.
AMIGO TENTOU SALVAR O CANTOR
João Paulo estava acompanhado do amigo Paulo César Pavarin, que tentou retirar o cantor do carro, mas não conseguiu. De acordo com o acervo do jornal 'O Globo', João Paulo ainda estava vivo depois do acidente e pedia ajuda para se salvar.
O cantor ficou preso entre as ferragens e morreu carbonizado aos 37 anos de idade. O corpo foi retirado do local por volta das 7 horas da manhã.
Segundo Paulo César, o cantor teria adormecido ao volante um pouco antes do acidente, apesar de ter dormido pouco tempo antes. O amigo ainda ressaltou que ambos estavam exaustos da rotina de shows.
HOMENAGENS DE SERTANEJOS
O cantor morreu no auge da carreira e recebeu várias homenagens de outros cantores sertanejos, como Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, que eram amigos de JP.
O cantor Daniel fez uma música em homenagem a seu parceiro de dupla e amigo. O corpo foi enterrado no Cemitério Municipal de Brotas e acompanhado por milhares de fãs, familiares e amigos.