A Academia Pernambucana de Letras (APL) abriu as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Literário da APL nesta segunda-feira (18). Após quatro anos de intervalo, a premiação abrangerá três categorias: Poesia, Romance e Conto. As inscrições seguem abertas até 30 de outubro.
A nova edição marca a retomada dos concursos da Casa e tem como objetivo estimular e lançar luz sobre a nova produção literária. A última edição ocorreu em 2019. "Faz parte do propósito da Casa acolher o que se produz, celebrar, transmitir e incentivar a nova criação. Este é um projeto que aproxima os novos escritores, atraindo também a turma mais jovem", explica o presidente da APL, Lourival Holanda.
Podem se inscrever escritores de todo o Brasil. Os trabalhos precisam ser inéditos e seguir os requisitos de cada categoria:
1. Poesia (Prêmio Antônio de Brito Alves): mínimo de 50 páginas.
2. Romance (Prêmio Vânia Souto Carvalho: mínimo de 100 páginas.
3. Conto (Prêmio Osman Lins): mínimo de 50 páginas.
"Um concurso é, por um lado, um estímulo à criação, à manutenção do espírito inventivo, renovador, que é próprio de nossa área; e, por outro lado, é um modo de tomar o pulso e sentir como anda a literatura, que essa nova geração redefine", resume Holanda.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas de forma on-line. O formulário para inscrição está disponível no link da bio da página da APL no Instagram (@academiadeletras_pe) a partir desta segunda-feira (18). A premiação para cada uma das categorias será de R$ 2 mil.
O anúncio do resultado acontecerá em janeiro de 2024 e a cerimônia de premiação será realizada juntamente com o aniversário de 123 anos da Academia Pernambucana de Letras, celebrado em 26 de janeiro, durante solenidade na sede da instituição.
Sobre a Academia Pernambucana de Letras (APL)
A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901.
O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco.
Hoje, 122 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, encontros literários, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.