As festividades de final de ano vão contar com novidades no Recife em 2023. Como já anunciado, o Réveillon terá três dias e atrações como Ivete Sangalo e Alceu Valença. Porém, o Natal também terá movimentações inéditas. Pela primeira vez, o tradicional espetáculo "Natal Para Sempre" será apresentando no Parque Dona Lindu, na Zona Sul.
As apresentações ocorrem neste sábado (2) e domingo (3), a partir das 18h, com um show de drones logo após a apresentação do domingo. Um outro show de drones ocorrerá no Marco Zero no dia 10 de dezembro, ainda sem horário definido.
As novidades foram informados por Antônio Coelho, secretário de Secretaria de Turismo e Lazer, para a Rádio Jornal na manhã desta quarta-feira (29). Sobre o réveillon, ele ainda antecipou que serão realizadas cinco apresentações por dia no Polo do Pina.
Show de drones
O espetáculo de drones vai contar com 100 drones de alta luminosidade em full led RGB, formando uma sequência de 8 imagens, a 120 metros de altura e percorrendo até 200 metros lineares no céu. O show terá 10 minutos de duração.
"O Natal para Sempre, um espetáculo já renomado e que guarda um lugar especial no coração da família recifense, será ofertado pela primeira vez no Parque Dona Lindu, para que possamos estar ativando a Zona Sul da cidade e usufruir desta joia que é o Parque. Após a apresentação, iremos fazer um show de drones com imagens natalinas para ter um domingo especial para as famílias do Recife", disse Coelho.
O secretário adiantou que um outro show ocorrerá no Marco Zero no dia 10 de dezembro, já com a decoração natalina do Boulevard Rio Branco montado. "Teremos diversas ativações ao longo do mês de dezembro. O importante é ressaltar que estamos nos esforçando para que o nosso período seja cada vez mais belo, enriquecendo o Recife."
"O prefeito João Campos, através da Fundação de Cultura, com o presidente Marcelo Canuto, e Ana Paula Vilaça, do gabinete Recentro, tem proporcionado a cidade uma linda decoração natalina para que possamos vivenciar essa magia do Natal, para que as pessoas tenham a oportunidade de reflexão e lazer", pontuou o Antônio.
Baile do Menino Deus
O titular da pasta de Turismo também comentou sobre a realização do Baile do Menino Deus, que chega aos 20 anos de realização no Marco Zero do Recife. Neste ano, será apresentado nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h.
"O Baile do Menino Deus é quase um patrimônio da cidade do Recife. Nós temos responsabilidade de dar sequência a ele. Ele já ocorre no Marco Zero, quase o coração do Recife, enquanto o Natal para Sempre vai para o Dona Lindu. Assim, nessas duas localidades, conseguimos chamar pessoas de várias localidades do Recife", disse Coelho.
O gestor afirmou que existe a ideia de descentralizar mais. "Estamos estudando uma série de ações, como pocket shows nas comunidades, para garantir atrativos a todos os recifenses."
Ano novo
Como já divulgado, Antônio Coelho ressaltou que a programação do ano novo do Recife irá estrear um modelo de concessão para captar recursos privados. "Estamos viabilizando R$ 7 milhões. A Prefeitura não vai gastar com show, banheiro, iluminação, som, segurança privada ou contratação de artistas", disse.
O foco desse novo modelo de festividade é atrair turistas com atrações de dimensão nacional, a exemplo de Ivete Sangalo, além de nomes da terra. "O Recife vai competir no réveillon com grandes cidades do Nordeste, como Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Essa é uma ação importante para que possamos fomentar, principalmente no setores turístico, hoteleiro, de bares e restaurantes para que a gente possa ter um Recife cada vez mais forte."
Os grandes shows ocorrem no Polo do Pina. Também serão montados três polos descentralizados: na Lagoa do Araçá, Ibura e no Morro da Conceição. A programação completa será divulgada na quinta-feira (30).
Ainda não foram divulgadas as datas específicas dos artistas citados. Apesar disso, Ivete Sangalo já está confirmada no réveillon de Salvador no dia 31 de dezembro. Sendo assim, ela deve se apresentar no Recife entre os dias 29 e 30. Há alguns meses já existia a expectativa por um show da baiana na capital pernambucana.