NATAL

'Baile do Menino Deus' ganha nova data na terça (26), após cancelamento do sábado

Assim, espetáculo natalino será nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, no Marco Zero

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/12/2023 às 12:03 | Atualizado em 25/12/2023 às 12:08
Cena dos Santos Reis do Baile do Menino Deus de 2023 - HANS VON MANTEUFFEL/DIVULGAÇÃO

A 20ª edição do "Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal" terá uma sessão extra na terça-feira (26), no Marco Zero do Recife. O anúncio foi feito pela produção em decorrência do cancelamento da apresentação no sábado (23), devido às chuvas.

Assim, a temporada de 2023 será nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, sempre a partir das 20h, com audiodescrição, intérprete de Libras e área reservada para usuários de cadeiras de rodas. A entrada é gratuita. Neste domingo (25), o Baile será transmitido ao vivo através do YouTube.

Em 2023, o "Baile do Menino Deus" está comemorando 40 anos de criação pelos amigos Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antonio Madureira, que fizeram surgir um auto de Natal marcado pelas tradições universais e brasileiras, sem reproduzir o formato importado de celebração repleto de elementos inexistentes no clima tropical. Já a chegada no Marco Zero do Recife está completando 20 anos.

Novidades

Neste ano, o Baile escala como José um ator indígena pela primeira vez. Caique Ferraz é do grupo fulni-ô, aldeado em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, um dos únicos do país a conservar o idioma nativo.

O cantor Almério, sensação da música pernambucana, é novidade entre os cantores. Outra mudança, cênica, é a ampliação de uma passagem para celebrar os Reis Magos, com participação inédita e especial do Maestro Forró e ocupação do palco por 63 artistas - o maior número simultâneo desde a estreia da montagem. Terá também figurino afrofuturista e os bailarinos do Pe Original Style, liderados por Okado do Canal, com hip hop e break, e o percussionista Luan Riann, de apenas 10 anos.

Como numa orquestra popular, os ensaios são divididos por grupos (atores, bailarinos, coro infantil, coro adulto, orquestra e cantores), que se unem ao fim para cerzir essa colcha cultural.

Silvério Pessoa, Carlos Filho, Elon, Surama Ramos, Cláudia Rabeca, Isadora Melo, Sarah Leandro, Cláudio Rabeca, Sue Ramos, Lucas dos Prazeres e Carlos Ferreira são os cantores escalados. A orquestra é formada por Alexandre Rodrigues, Aristide Rosa, Emerson Coelho, Henrique Albino, Jerimum de Olinda, João Pimenta, José Emerson, Karol Maciel e Laila Campelo, sob regência de Rafael Marques.

Atualidade

Para o diretor, o Baile se mantém vivo pela relevância do tema, pela íntima relação com a nossa cultura e pela constante busca pelo diálogo com o público, sobretudo com os mais jovens. “É importante salientar que a única pessoa velha no Baile sou eu”, brinca o Ronaldo. À encenação no palco do Marco Zero, já foram convidados o grupo Bongar, da Nação Xambá, e vários artistas da cena local, em um intencional e regular rodízio de atores.

O “Baile do Menino Deus” sempre muda, esse é um dos grandes mistérios para o sucesso da montagem. É cheio de vida sobre o palco, nos bastidores e na plateia, que acompanha fielmente desde as sessões disputadas no Teatro Valdemar de Oliveira até as temporadas cheias no Marco Zero, com público estimado em 75 mil atualmente.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS