O Novo PAC Seleções 2023, que teve resultado divulgado na última semana, também irá contemplar a área cultural em Pernambuco, incluindo a execução de chamamento público para recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais, com tombamento federal.
Os projetos já foram selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que promoveu o chamamento.
Serão contemplados seis bens culturais: as Ruínas da Misericórdia, em Igarassu; Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Conjunto dos Chalés do Carmo, em Olinda; Memorial llê do Terreiro Obá Ogunté no Sítio Pai Adão, no Recife; Teatro Santo Isabel, no Recife; e Convento de Santo Antônio, em Sirinhaém.
Dentre os selecionados, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ficará responsável pela execução dos projetos dos Chalés do Carmo, e do Sítio Pai Adão, no Recife.
CEUs da Cultura
Outra iniciativa do PAC Seleções 2023 no Estado são os CEUs da Cultura. O CEU da Cultura é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, composto por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades relacionadas com a cultura.
Os CEUs serão levados a 15 municípios pernambucanos. Cada município receberá R$ 2 milhões de investimentos, totalizando um aporte de R$ 30 milhões no Estado.
Os municípios de Pernambuco que receberão os CEUs da Cultura são Arcoverde, Buíque, Camaragibe, Custódia, Floresta, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, São Lourenço da Mata e Serra Talhada.