ARTES CÊNICAS

Dia do Circo: Conheça atores da Paixão de Cristo que também são palhaços 'fora' de Nova Jerusalém

Gilberto Trindade e Tiago Gondim, que atuam profissionalmente como palhaços fora da Paixão, comentam sobre a importância de celebrar essa manifestação artística

Cadastrado por

JC

Publicado em 27/03/2024 às 14:12
Gilberto Trindade e Tiago Gondim, atores da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, caracterizados como palhaços - DIVULGAÇÃO

Muitos dos artistas que dão vida aos personagens bíblicos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Agreste de Pernambuco, têm uma forte ligação com o mundo circense.

Neste Dia do Circo (27 de março), Gilberto Trindade e Tiago Gondim, que atuam profissionalmente como palhaços fora da Paixão, comentam sobre a importância de celebrar essa manifestação artística.

Gilberto é o Palhaço Cascatinha, personagem de destaque do Circo da Trindade, fundado por ele há 20 anos que está atividade em Camaragibe (PE).

Gilberto Trindade e Tiago Gondim, atores da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, caracterizados como palhaços - DIVULGAÇÃO

Já Gondim, há seis anos faz o Palhaço Gonda nas apresentações dos Doutores da Alegria, associação que, por meio de profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, leva humor e alegria a crianças internadas em hospitais públicos.

"Comemorar este dia é uma forma mostrar que o circo é uma arte viva e contemporânea que está sempre se reinventando", afirma Gilberto Trindade que há 25 anos está na Paixão de Cristo, interpretando três personagens e atuando como assistente de direção. Ele também está no elenco da série Maria Bonita, do streaming Disney Plus que deve ser lançada este ano.

Palhaçaria exige conexão com o público

Para Tiago Gondim, que está na Paixão de Cristo desde 2013, onde atualmente interpresa seis personagens, o palhaço é um ser ingênuo que faz rir por meio de uma conexão com o público levando alegria e descontração. “Ser palhaço é estar comigo e estar com o outro”, afirma o ator que tem especialização na linguagem do improviso e da palhaçaria. Ele já participou do Grupo Cia do Quintal em São Paulo e é produtor cultural.

Em seu circo, Gilberto Trindade, além das temporadas de anuais de apresentação, criou um Centro de Formação em Aéreos para adultos e crianças, onde oferece aulas de acrobacias e malabares onde são ensinadas técnicas variadas que vão desde perna de pau a acrobacias de solo. São atividades que favorecem a desinibição, a coordenação motora, a interação e ao mesmo tempo desenvolvem os músculos. Além disso, realiza apresentações em escolas e empresas.

Origens do Dia do Circo

A celebração do Dia do Circo, no Brasil, em 27 de março, tem suas origens na figura marcante de Abelardo Pinto, conhecido como Piolin. Nascido em 1897, Piolin foi um palhaço brasileiro renomado que contribuiu significativamente para a cultura circense no país. Sua data de nascimento foi escolhida para homenagear não apenas sua contribuição individual, mas também para reconhecer a importância do circo como uma forma de arte e entretenimento no Brasil.

Os espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vão até o próximo sábado. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.novajerusalém.com.br em até 12 vezes no cartão.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS