TEATRO

Espetáculo "CAPIBA, pelas ruas eu vou" volta aos palcos no Recife

Musical terá sessões nos próximos dias 20 e 21 de abril no Teatro do Parque e também será apresentado, em junho, no Teatro RioMar e no Teatro de Santa Isabel

Cadastrado por

JC

Publicado em 16/04/2024 às 12:17 | Atualizado em 16/04/2024 às 12:18
Musical "CAPIBA, pelas ruas eu vou" está de volta aos palcos recifenses - Alicia Cohim / Divulgação

O espetáculo “CAPIBA, pelas ruas eu vou” está de volta aos palcos recifenses. O musical, que conta a história do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa (1904-1997), mais conhecido como Capiba, estará em cartaz no Teatro do Parque, nos próximos dias 20 e 21, em sessões às 19h e 17h, respectivamente. Em cena, 45 bailarinos-cantores e 19 músicos, do projeto Aria Social, apresentam a história do artista num espetáculo que une música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema.

A obra de Capiba vai muito além do frevo, com criações de valsas e maracatus até sambas, marchas e música erudita. São mais de 200 composições, entre elas a ópera ‘Missa armorial’, uma obra-prima apresentada no musical. “É justamente isso que mostramos: a multiplicidade e a riqueza desse legado para a cultura não só de Pernambuco, mas nacional”, explica a bailarina, presidente do Aria Social e diretora-geral do espetáculo, Cecília Brennand.

Durante uma hora, o musical apresenta a trajetória do menino nascido em Surubim, no Agreste pernambucano, no início do século 1920. Filho de um mestre de banda, Capiba já lia partituras muito antes de aprender a ler. Morou na Paraíba e veio para o Recife aos 26 anos, onde virou bancário. Cursou a Faculdade de Direito do Recife, mas nunca exerceu a profissão. Sua primeira composição foi “Valsa Verde”, em 1931.

Os frevos dos anos 1930, as valsas apaixonadas, os sambas, maracatus, cirandas, marchas e ópera embalam as exibições de dança, teatro e música ao vivo - incluindo uma orquestra de câmara -, entrelaçadas por projeções de cinema e fotografias que fazem o público imergir no espetáculo.

Para a diretora, maestrina e vice-presidente do Aria Social, Rosemary Oliveira, voltar aos palcos com o musical é sempre emocionante. “Do início ao fim, mostramos muitas faces do compositor e sempre, quando a gente olha para a plateia, percebemos olhares muito surpresos, como quem questiona: ‘Meu Deus, isso é Capiba?’. O público não espera uma musicalidade tão diversificada, envolvendo ritmos desde o baião até o maracatu”, observa.

PALCOS

Musical "CAPIBA, pelas ruas eu vou" está de volta aos palcos recifenses - Alicia Cohim / Divulgação

O espetáculo também será apresentado em junho, no Teatro RioMar, no dia 6, e no Teatro de Santa Isabel, entre os dias 13 e 16. Em julho, o musical chega aos palcos paulistas. Seguindo o princípio do Aria Social, de educação pela arte, parte das sessões são exclusivas para escolas públicas.

Visto por mais de 10 mil espectadores desde sua estreia, em 2022, “CAPIBA, pelas ruas eu vou” tem direção musical e regência de Rosemary Oliveira; concepção, direção artística e coreografia de Ana Emília Freire; figurino de Beth Gaudêncio; direção audiovisual e videografia de Max Levoy; design de luz e operação de Cleison Ramos; design de som e operação de Isabel Brito; e projeção de Gabriel Furtado. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00.

ARIA SOCIAL

O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e contribuir para sua democratização cultural. Em 2004, a iniciativa foi transformada em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), tipo de instituição sem fins lucrativos, e passou a se chamar Aria Social.

Com ênfase na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo, o Aria Social já produziu 27 espetáculos, dentre eles, o consagrado musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, e garantiu oportunidades transformadoras a 10 mil crianças, jovens e seus familiares. Hoje, o projeto atende 578 alunos da instituição, custeando aulas semanais de música, ballet, teatro e português.

O projeto tem como missão promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança. Além de apoiar as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social a 140 mães artesãs, por meio do projeto Casa de Maria, fundado em 2017.

TEMPORADA 2024:

Teatro do Parque
20/04/2024 - 19h
21/04/2024 - 17h

Teatro RioMar - 06/06/2024 - 20h

Teatro de Santa Isabel
13/06/2024 - 19h30
14/06/2024 - 19h30
15/06/2024 - 19h
16/06/2024 - 17h

Teatro RioMar - 04/07/2024 - 20h

Clique no link e compre os ingressos para o Teatro do Parque: https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/associacaoariasocial

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS