SÃO JOÃO

Recife divulga parte da programação do São João 2024, que terá 14 polos. Confira

Estão confirmados grandes nomes da música, como Alceu Valença, Alcymar Monteiro, Geraldinho Lins e outros

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 16/04/2024 às 12:06 | Atualizado em 16/04/2024 às 15:12
Notícia

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (16), novidades sobre o São João de 2024, marcado entre os próximos dias 11 e 30 de junho, sob o tema “Recife Junino - Nossa Raiz". Neste ano, a festa ganha mais um polo, somando 14 arraiais pela cidade e 1,2 mil apresentações artísticas espalhadas.

Os detalhes foram apresentados pelo prefeito João Campos, no final da manhã, no Sítio Trindade. "A Prefeitura do Recife, enquanto curadora e organizadora do nosso São João, faz questão que ele seja totalmente voltado para a nossa tradição. E fazemos questão de deixar claro que é um ciclo junino que começa em Santo Antônio, passa pelo São João e é culminado em São Pedro. Não só porque é melhor ter a celebração por mais tempo, mas porque quanto mais a gente defender e acender a chama da cultura, melhor."

Além do tradicional forró, terá ciranda, xote, xaxado, coco, boi, cavalo marinho e todas as músicas e manifestações que se encontram na cidade de tantas tradições. 

“Apesar do Recife ser uma cidade que aponta para o futuro, queremos preservar nossa cultura e o Recife Junino ratifica isso. A nossa música, culinária, vestimenta e todo um conjunto de ações da Prefeitura do Recife mostram que o título ‘Nossa Rqiz’, não é uma mera retórica, mas sim concreto”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife.

Estão confirmados grandes nomes da música, como Alceu Valença, Alcymar Monteiro, Anastácia e Daniel Gonzaga, Beto Ortiz, Bia Marinho, Cascabulho, Cristina Amaral, Dorgival Dantas, Dudu do Acordeon, Elba Ramalho, Eliane - Rainha do Forró, Fim de Feira, Flavio José, Geraldinho Lins, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Lia de Itamaracá, Maciel Melo, Mariana Aydar e Mestrinho, Mestre Galo Preto, Mestre Gennaro, Munizdo Arrastapé, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Santanna, Silvério Pessoa, Terezinha do Acordeon, além dos homenageados e cicerones da festa, Nádia Maia e Assisão.

Outros nomes ainda não anunciados também subirão aos palcos, segundo o município. Contudo, a programação completa só será anunciada após a conclusão do edital de habilitação artística para o ciclo, que teve inscrições encerradas e segue na etapa de análise de propostas.

Além do Sítio Trindade, polo mais tradicional, a Avenida Rio Branco também volta a ser palco para a festa, enfeitando-se com sala de reboco, cidade cenográfica e barraquinhas de comidas típicas e artigos juninos.

Vai ter festa também na Praça do Arsenal, no Pátio de São Pedro e em 11 polos descentralizados: Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças, que celebrarão São João, nos dias 22 e 23 de junho; além de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela, que irão arrastar pés em devoção a São Pedro, logo em seguida, entre os dias 28 e 29.

Programação

Sítio Trindade

  • 11 a 16/06 - Eliminatórias do concurso de quadrilhas juninas adultas
  • 12 a 30/06 - Shows e apresentações de cultura popular no palco principal esala de reboco
  • Dia 18/06 - Exposição da Culinária Afro-brasileira
  • Dias 18 e 19/06 - Final do concurso de quadrilhas juninas adultas
  • Dia 19/06 - Procissão dos Santos Juninos (Percurso: Morro da Conceição- Sítio Trindade)
  • Dias 22 e 23/06 - Concurso de quadrilhas juninas Infanto-juvenis
  • Dias 29 e 30/06 - Programação Infantil

Avenida Rio Branco e Recife Antigo

  • 12/06 a 30/06 - Cidade cenográfica e apresentações de trios pé-de-serra e quadrilhas juninas, além de shows na sala de reboco, na Avenida Rio Branco
  • 13/06 - Caminhada do Forró (Percurso: Rua da Moeda - Praça do Arsenal)
  • 16/06 - Desfile das Bandeiras (Percurso: Rua da Moeda - Praça do Arsenal)
    Pátio de São Pedro
  • 28 a 30/06 - Shows e apresentações da cultura popular
  • 30/06 - Festa do Fogo (Homenagem a Xangô)

Descentralizados

  • 22 e 23/06 - Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças
  • 28 e 29/06 - Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela


Tags

Autor