A coreógrafa e pesquisadora pernambucana Adriana Carneiro lança no Recife seu primeiro livro de poesias “O corpo como parte de um sistema”, pela editora Patuá, no próximo dia 3 de maio, na Biblioteca Pública do Estado, na programação de aniversário de 172 anos do espaço
A obra é uma coletânea de 55 poemas que convidam os leitores à reflexão sobre a vida, o dia a dia, a sociedade, a relação com a cidade e a condição humana.
O corpo como parte de um sistema
No livro, lançado em novembro na Casa Guedes, em Paraty, durante a Flip, a autora entrelaça situações através das palavras e registra espaços, tempos, biota, coisas e o que mais puder transcender para o mundo vasto da poesia.
Sua formação e relação forte com a dança trazem outros olhares sobre o corpo e os sistemas em que vivemos. Entre outras situações, destaca, em versos livres, corpos que amam e sentem fome, além dos perigos que rondam os corpos femininos, como no poema Denúncia anônima.
Elenca fatos que marcaram o isolamento social, decorrentes da Covid-19; e o asfalto, que serve de moradia para muitos. E vai além: expõe a liberdade que a permite existir e interagir no mundo.
“Eu, que tenho uma relação muito forte com a dança, entendo o corpo como um sistema; a sociedade vive dentro de sistemas e nós criamos nossos sistemas para viver dentro dos sistemas. Então, o livro fala sobre corpos que transitam, corpos-sociais, que estão na cidade e pelo mundo. Corpos que nem sempre são acolhidos”, destaca Adriana.
Conheça a autora
Adriana Carneiro é formada em pedagogia da dança pelo Konservatorium der Stadt Wien/Áustria. É a idealizadora do aplicativo Plataforma Fusion: dança e tecnologia - Composições de movimentos e imagens em tempo real (2020).
Ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, com o solo Mundo ao Redor. Cursou Letras na UNICAP e especializou-se no ensino do alemão, pela Friedrich-Schiller-Universität Jena na Alemanha e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Professora de alemão, Adriana escreve crônicas e poesias. Publicou em alemão o artigo Lehrer- und Lernerverhalten im Projektunterricht: Lehr- und Lerngewohnheiten als Störfaktor (revista ABRAPA Projekt. 09/ 2020).
“O corpo como parte de um sistema” já está disponível no site da editora Patuá (www.editorapatua.com.br) e está à venda no lançamento.