No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto. A data foi instituída em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação.
Originalmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus.
No entanto, a data dedicada ao santo foi alterada, mas o mês de agosto permaneceu devido ao seu sucesso entre os comerciantes, proporcionando um período para aquecer as vendas.
O impacto comercial do Dia dos Pais
Sérgio Dantas, professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em entrevista à Exame, explica que também houve uma motivação comercial:
"O Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo. Então, muito ditado até mesmo para movimentar o comércio", comenta.
A consagração da data em agosto e no domingo, um dia tradicionalmente dedicado a encontros familiares, ajudou a consolidar a homenagem. São Joaquim passou a ser celebrado em 26 de julho, junto de Sant'Ana, mãe de Maria, que virou o Dia dos Avós.
Dantas também sugere um motivo estratégico para a manutenção da data em agosto:
"Eu acredito que foi estrategicamente escolhido porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano", explica.
O economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, em entrevista à BBC Brasil, complementa que a data se firmou comercialmente apenas duas décadas mais tarde. "Somente se firmou comercialmente a partir dos anos 1970, quando o Dia das Mães já estava consolidado", afirma ele.
Solimeo ainda ressalta que, em termos de vendas, o Dia dos Pais disputa com o Dia das Crianças o quarto lugar no calendário comercial, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães devido ao apelo afetivo e à variedade de produtos.
Como é o Dia dos Pais em outros países
As especificidades da data escolhida para o Brasil fazem com que o país seja um dos únicos a homenagear os pais em agosto.
A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, uma história que começa nos Estados Unidos.
Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil em 1862, queria homenagear o pai, William Jackson, que criou os filhos sozinho após a morte da esposa.
A primeira comemoração ocorreu em 1910, no dia 19 de junho, data do aniversário do pai de Sonora. A ideia se espalhou e foi oficializada em 1966 pelo presidente Lyndon Johnson como o terceiro domingo de junho.
Dantas comenta:
"Padronizou de ser no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles".
Celebrações em outras datas no mundo
Além dos Estados Unidos, há países que celebram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras estão entre esses países.
Cada nação tem suas próprias tradições e datas específicas para homenagear os pais, refletindo suas culturas e influências históricas.