HOMENAGEM

Adriana Calcanhotto faz música sobre Miguel e doa direitos ao Instituto Menino Miguel

"Nunca uma canção foi tão dura de ser feita", diz uma publicação nas redes sociais de Adriana a respeito da música, que será lançada nesta sexta-feira (18)

Amanda Azevedo Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Mayra Cavalcanti
Publicado em 17/09/2020 às 22:20 | Atualizado em 17/09/2020 às 23:03
REPRODUÇÃO/YOUTUBE ADRIANA CALCANHOTTO
Adriana compôs a canção durante o mês inteiro de agosto - FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE ADRIANA CALCANHOTTO

A cantora Adriana Calcanhotto lança, nesta sexta-feira (18), a música "2 de Junho", dedicada ao menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que morreu após cair do nono andar de um prédio no Centro do Recife. Toda a renda dos direitos autorais da canção será revertida ao recém-criado Instituto Menino Miguel, iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que visa unir iniciativas relacionadas ao cuidado com a vida, da infância ao envelhecimento.

>> UFRPE homenageia menino Miguel ao criar instituto voltado para o cuidado da infância ao envelhecimento

“Eu ouvi a música, entrei em contato com Adriana e falei que iríamos criar o instituto com o nome de Miguel. Ela perguntou o que poderia fazer para ajudar e eu sugeri que a letra da música fosse emoldurada para colocarmos no memoria. Mas aí ela veio com a ideia de doar os direitos autorais. Ficamos muito felizes pela generosidade dela”, comenta Hugo Monteiro Ferreira, coordenador do Núcleo de Cuidado Humano da UFRPE.

>> Entenda a Lei Miguel, que proíbe crianças menores de 12 anos sozinhas em elevadores, em Pernambuco

Para marcar o lançamento, será feita uma transmissão ao vivo no Instagram da cantora, às 18h desta sexta-feira (18). Adriana conversará com Mirtes Renata, mãe de Miguel, com a artista transdisciplinar Mana Bernardes, que está à frente da campanha “Ouçam Mirtes, a mãe de Miguel”, com Monica Oliveira, integrante da Coordenação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e com Margarida Pressburger, advogada ativista em defesa dos direitos humanos.

“Nunca uma canção foi tão dura de ser feita”, diz uma publicação nas redes sociais de Adriana a respeito da música.

Leia a letra de "2 de Junho"

No país negro e racista
No coração da América Latina
Na cidade do Recife
Terça feira 2 de junho de dois mil e vinte
Vinte e nove graus Celsius
Céu claro
Sai pra trabalhar a empregada
Mesmo no meio da pandemia
E por isso ela leva pela mão
Miguel, cinco anos
Nome de anjo
Miguel Otávio
Primeiro e único
Trinta e cinco metros de voo
Do nono andar
Cinquenta e nove segundos antes de sua mãe voltar
O destino de Ícaro
O sangue de preto 2x
As asas de ar
No país negro e racista
No coração da América Latina

UFRPE homenageia Miguel ao criar instituto voltado para o cuidado da infância ao envelhecimento

Unir as iniciativas relacionadas à infância e ao envelhecimento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de eternizar a memória de Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que morreu em junho deste ano após cair do nono andar de um prédio no Centro do Recife. Foi com este objetivo que foi criado o Instituto Menino Miguel. Após sua inauguração, marcada para o próximo dia 13 de outubro, o órgão funcionará como um agregador de pesquisas, projetos e propostas de políticas públicas voltadas aos temas bem-estar, família e processos do envelhecimento, dentro da universidade, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

“Pensamos em batizar com o nome de Miguel porque o caso mobiliza as dimensões da vida humana. Ele era uma criança, que pertencia a uma família, tinha mãe e avó. Sozinho, ele abarca tudo isso”, comenta Humberto Miranda, coordenador do Instituto Menino Miguel. O órgão vai reunir quatro estruturas que já existiam na UFRPE. São eles: a Escola de Conselhos de Pernambuco, o Núcleo de Cuidado Humano, o Núcleo de Envelhecimento e o Observatório da Família.

“As ações desenvolvidas no Instituto Menino Miguel caminham para pesquisa, ensino e extensão a partir da lógica do cuidado humano, infância e famílias, além de ações de formação pros conselheiros tutelares, de direito, e pessoas da rede de proteção. Todas as atividades vão ser coordenadas pelo instituto”, acrescenta Miranda. As ações do Menino Miguel contam com o apoio e o acompanhamento da mãe de Miguel, Mirtes Renata.

A previsão é de que, no próximo ano, seja criado um instituto itinerante, que será levado para as cidades do interior de Pernambuco, com a participação de Mirtes. “Para mim, é muito importante saber que esse instituto vai ajudar pessoas, porque Miguel gostava de ajudar, era um menino prestativo. Então, ele vai estar bem representado. Independente de cor, raça ou religião, o instituto vai distribuir amor e ajudar a diminuir o preconceito”, relata Mirtes.

Morte de Miguel

O menino Miguel morreu no dia 2 de junho, após cair do nono andar do Edifício Píer Maurício de Nassau, situado na Rua Cais de Santa Rita, no bairro de São José. A criança estava aos cuidados da patroa da mãe, Sarí Gaspar Corte Real, esposa do prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker. Ela foi indiciada por abandono de incapaz com resultado de morte e aguarda julgamento em liberdade. No momento da queda de Miguel, Mirtes passeava com o cachorro de Sarí.

Comentários

Últimas notícias