MORRE JOÃO DONATO: Conheça carreira e músicas do ícone da bossa nova

Um dos percursores da bossa nova, o pianista, arranjador, cantor e compositor foi parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros
Emannuel Bento
Publicado em 17/07/2023 às 11:09
João Donato foi um dos percursores da bossa nova Foto: PEDRO PALHARES/DIVULGAÇÃO


Um dos percursores da bossa nova, o pianista, arranjador, cantor e compositor João Donato morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do compositor confirmou a informação.

Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde.

No dia 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa. A causa da morte não foi divulgada até a publicação desta notícia.

O velório será realizado nesta terça-feira (18), das 11h às 15h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a cremação será no Memorial do Carmo, em cerimônia restrita aos amigos e familiares.

Quem foi João Donato?

João Donato foi um dos principais nomes da bossa nova, parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros.

Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, Acre. Compositor, pianista e arranjador, ele fez a primeira gravação em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon, no disco de estreia de Altamiro Carrilho.

Foi o início de mais de 70 anos de carreira, consagrado no País e no exterior, em que fez parcerias com os maiores nomes da bossa nova e também artistas brasileiros como Dorival Caymmi.

Artistas e amigos prestam homenagem

Amigos e colegas de trabalho do músico João Donato prestaram homenagem compositor na manhã desta segunda. Nas redes sociais, a equipe do compositor publicou o comunicado e afirmou: "sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todos o universo."

Mari Gadú escreveu: "Gratidão por tudo! Beijo imenso na família que tanto gosto", declarou. O cantor Celso Fonseca pontuou: "Donato é eterno. Que ele descanse em paz."

"Triste demais, sem chão. Acabei de saber e veio um vazio gigante. Vai fazer muita falta, mestre @joao_donato. Meu abraço e os mais sinceros sentimentos Ivone, @donatinhooficial , amigos e familiares", destacou o fotógrafo Marcos Hermes.

O músico Danilo Caymmi, em entrevista à Globonews, enfatizou o legado de Donato para a música brasileira. "É lamentável tudo isso para a música popular brasileira. É um ano difícil, perdemos a Gal, a Rita. A minha familia também sente muito [...] Está sendo mais difícil pra mim pelo contato próximo Para a música é uma perda enorme."

"João Donato é um gênio e fez com Gil uma paz invasora que inspira vários corações. Fez o não saber das bananeiras e com esse ritmo e melodia plantou nos pensamentos do Brasil um respeito maior ainda, as rítmicas que as canções promovem", disse Carlinhos Brown, em nota.

TAGS
jornal do commercio cultura música João Donato
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory