O artista plástico pernambucano Romero Britto foi o entrevistado da vez no programa Conversa com Bial, transmitido pela Rede Globo na madrugada desta quarta-feira (19). Embora tenha causado grande alvoroço na web após ter tido um vídeo de um suposto barraco vazado na última semana, o artista não falou sobre a situação na entrevista, já que ela havia sido gravada antes da confusão vir à tona. O episódio do vídeo, onde uma mulher quebra uma das esculturas de Romero em sua frente, teria acontecido em Miami, há três anos, após ela acusá-lo de ter tratado mal os funcionários de seu restaurante.
>>Romero Britto se pronuncia após vídeo viralizar: 'a internet é injusta'
Para contextualizar a conversa, Bial, já no início do programa, explicou que havia entrado em contato com o artista plástico para buscar sua versão da história. “Romero primeiro assentiu, mas depois disse que mandaria um depoimento gravado. Eu insisti e envie 3 ou 4 perguntas”, explicou o apresentador.
Em seguida o vídeo enviado por Romero Britto foi reproduzido. “Esse vídeo que está rodando é de 2017. Infelizmente temos pessoas lutando contra o sucesso dos outros ao invés de focar em seu próprio sucesso, maneiras de ajudar o mundo e ser relevantes pra sociedade. Ao jogar a obra no chão, os cacos da cerâmica poderiam ter acertado a mim e as outras pessoas que estavam lá”, contou o artista.
Segundo Romero, ele teria sido vítima de um ataque protagonizado pela mulher, e poderia ter saído machucado. "Todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias e quebrou uma obra de arte que havia ganhado. Uma peça como aquela, de porcelana, ao quebrar, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. Nunca presenciei tamanho desrespeito em toda a minha carreira. Infelizmente há pessoas que querem ficar famosas às custas de outras e levam aos extremos", relatou.
"Como dizem pelo mundo, a minha arte desperta um tipo de sentimento positivo, de alegria, e por isso é tão celebrada, seja por bilionários ou por pessoas simples. Infelizmente, temos pessoas criticando, lutando contra o sucesso dos outros, ao invés de focarem em encontrar o seu próprio sucesso e maneira de ajudar o mundo e ser relevante para a sociedade [...] Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca antes, precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo", encerrou Britto em seu breve depoimento.
O pronunciamento do artista, no entanto, parece não ter sanado as dúvidas de Bial, que relatou ter tido suas perguntas ignoradas. "Infelizmente, Romero Britto não respondeu a nossas perguntas. Eu tinha perguntado se ele estava conseguindo dormir bem no meio dessa crise toda, também quis conhecer a versão dele sobre o que aconteceu no restaurante e perguntei por que só três anos depois esse vídeo veio a público", lamentou.
O apresentador finalizou a discussão sobre o tema estimando que essa crise envolvendo o pernambucano possa se resolver o mais rápido possível e rendeu elogios ao artista. "A gente espera sinceramente que essa crise se resolva logo, ele é um brasileiro muito importante para todos nós e para a imagem do Brasil no mundo. Se ele tivesse respondido teria sido legal, pra ele, pra marca dele que movimenta centenas de milhares de dólares por ano, teria sido legal para tantas pessoas cujos empregos dependem do trabalho dele, e também teria sido bom para todos nós, fãs do Romero, e entre esses fãs tantas crianças que o admiram demais", completou.