Dramaturgia

Mais uma vez, 'Haja Coração' substitui 'Totalmente Demais' na Globo

Quatro anos após a estreia, releitura de Daniel Ortiz de 'Sassaricando' volta para o horário das sete a partir desta segunda-feira (12)

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 11/10/2020 às 8:55
RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO
Em 'Haja Coração', Tancinha (Mariana Ximenes) tinha dois pretendentes: Apolo (Malvino Salvador) e Beto (João Baldasserini) - FOTO: RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO
Leitura:

Há quatro anos, no horário das sete da Globo, a novela Totalmente Demais — até então aclamada pelo público e crítica na época — dava espaço para Haja Coração, uma trama de Daniel Ortiz, que fazia uma releitura de Sassaricando, um sucesso dos anos 1980 escrito por Silvio de Abreu. Corta para 2020, em plena pandemia do novo coronavírus, em que a emissora carioca retoma aos poucos a sua teledramaturgia com reprises e, novamente, Totalmente Demais saiu de cena em alta às 19h para Haja Coração entrar na casa do público a partir desta segunda-feira (12).

>> Sucesso de Gloria Perez, 'A Força do Querer' reestreia nesta segunda (21)

>> 'Flor do Caribe' tem missão de esquentar horário das seis da Globo

>> Claudia Raia e Patrícia Pillar celebram estreia de 'A Favorita' no Globoplay

[RELEMBRE] Haja Coração - Estreia: Tancinha descobre que seu pai foi assassinado


No folhetim de 138 capítulos, exibidos entre maio e novembro de 2016, o autor Daniel Ortiz elevou ao posto de protagonista a personagem Tancinha, interpretada de maneira marcante em Sassaricando por Claudia Raia. Em Haja Coração, coube à atriz Mariana Ximenes a missão de reviver a simpática feirante de sotaque paulista carregado a seu modo, bem como ficar "divididinha" entre o caminhoneiro Apolo (Malvino Salvador) e o publicitário Beto (João Baldasserini) para ser seu grande amor. Também da obra original, o folhetim resgatou o conflito entre a família de Tancinha (que tem Marisa Orth como matriarca), os Di Marino, e os Abdala (onde agora se destacam nomes como Grace Gianoukas e Tatá Werneck).

No início da semana, parte do elenco, junto ao autor e o diretor artístico da novela, Fred Mayrink, conversaram com os jornalistas remotamente sobre a trama. O Jornal do Commercio, inclusive, relembrou que a dupla Ortiz-Mayrink, ao que tudo indica, está fazendo sala para eles mesmos no horário, já que Salve-se Quem Puder — a novela interrompida pela pandemia — poderá voltar ao fim desta, que também é escrita e dirigida por ambos.

À nossa reportagem, responderam então o que eles evoluíram de 2016 até aqui. "Depois de qualquer trabalho você amadurece, mas após Haja Coração o que mais amadureceu foi a minha parceria com o Fred. Sintonia essa que está ainda mais fina hoje, por conta de Salve-se Quem Puder. E fazer um remake e começar uma novela do zero são dois trabalhos completamente diferentes", explicou Ortiz.

Mayrink deu mais detalhes de seu modus operandi com o autor e como aplicou em Haja Coração: "Somos verdadeiramente parceiros e eu acho que a evolução no trabalho é inevitável. Além disso, eu gosto de atores. A minha busca é mergulhar na emoção do ator. Aí que a história se alicerça, a emoção aflora. [...] Fico feliz quando vejo uma cena em que o ator está bem, que consegue acessar quem está em casa. Isso é o que eu busco incansavelmente".

ELENCO APAIXONADO

Mariana Ximenes relembrou do desafio de fazer uma releitura da Tancinha. "Eu temia que todos tivessem a Tancinha já sacramentada da Claudia no imaginário. Ela é aquela atriz potente, ser humano maravilhoso, foi uma responsabilidade gigante. Tivemos que formatar uma Tancinha para os dias de hoje, em que muita coisa mudou. A gente tem um contemporâneo muito diferente de 30 anos atrás. Estava com receio mesmo", revelou a atriz.

O ator Malvino Salvador relembrou o clima dos bastidores de Haja Coração: "Nós fomos muito felizes enquanto equipe. Era sempre muito prazeroso estar no set de gravação. Todos os atores eram muito felizes com os seus personagens. E isso faz com que a gente consiga se motivar. Eu gostava muito do Apolo e me divertia com ele".

Além do triângulo principal da trama, o público também torceu para o casal "Shirlipe", formado por Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitombo), que movimentou as redes sociais na época. "A gente não esperava. Eu não estava nem preparada para aquilo tudo. Eu tive muito colo de todo mundo. [...] Eu não estava entendendo o que estava acontecendo. Eu só pensava 'continue trabalhando, continue trabalhando'", afirmou Petraglia.

Seu companheiro de cena, Marcos Pitombo, também celebrou o sucesso do casal: "Haja Coração foi uma experiência incrível. É muito gostoso quando a gente começa a ver que o nosso trabalho está tocando o coração das pessoas. Em cena, eu e Sabrina fomos muito parceiros e essa amizade veio para fora da novela".

Comentários

Últimas notícias