Dramaturgia

'Amor de Mãe' volta ao ar na Globo e insere a pandemia na fase final

Interrompida pela covid-19, a novela de Manuela Dias volta ao ar nesta segunda-feira (1º/3) para concluir sua história

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 28/02/2021 às 11:15
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Família de Lurdes (Regina Casé) sofrerá com o coronavírus nos capítulos inéditos de 'Amor de Mãe' - FOTO: JOÃO COTTA/TV GLOBO
Leitura:

Depois de um fim abrupto, enfim, o recomeço. Interrompida em março de 2020 devido ao início da pandemia do novo coronavírus, a novela Amor de Mãe, da TV Globo, volta ao ar nesta segunda-feira (1º/3) para trazer o seu desfecho definitivo. A trama de Manuela Dias retorna em compactos de 20 minutos durante 15 dias, junto ao fim da reprise de A Força do Querer, e exibe os derradeiros 23 capítulos inéditos a partir de 15 de março.

>> Entrevista: Manuela Dias celebra os 100 capítulos de 'Amor de Mãe'

>> 'Salve-se Quem Puder' retorna em março e será exibida desde o início

>> TV Globo anuncia reprises de 'A Vida da Gente' e 'Ti-Ti-Ti'

O Jornal do Commercio participou de uma entrevista coletiva com parte do elenco e a autora do folhetim das nove. Entre eles, era nítido o sentimento de saudade e alívio de ver a novela voltar ao ar. Todavia, estão cientes da missão que lhes foi confiada: retomar a história a partir do momento em que a pandemia se fez presente no País. Ou seja, Amor de Mãe não se tornará uma trama "sobre" a covid-19, mas "apesar" dela.

"Quando a novela parou, eu fiquei preocupada com o mundo, não com a novela. Porque tinha uma coisa tão grave acontecendo, tão assustadora, perigosa e desconhecida, que não teve nem espaço para eu sofrer pela minha novela", relatou a autora Manuela Dias, que explicou como o desfecho foi desenvolvido.

"Os personagens vão se adaptar à pandemia, que nem a gente. A força do destino vai encontrando os seus caminhos. Acho que, além de tentar ficar vivo, nós nessa pandemia continuamos tentando realizar os nossos sonhos pessoais. Então, a Lurdes (Regina Casé) também vai continuar encontrando os meios dela para encontrar o Domênico (Chay Suede). Cada um vai na sua força, como tem que ser. E isso acontece na dramaturgia também."

A novela recomeçará dando um salto temporal de seis meses, quando a covid-19 fazia nove mil mortos no Brasil. E o número de mortes será o "calendário" temporal da trama. Para o ator Thiago Martins, que interpreta o músico Ryan, mesmo com a pandemia entrando na história, o folhetim superou todas as dificuldades.

"Quando vi a chamada [do retorno] na TV, de uma trama em que a gente tanto se ama, que fala tanto de amor, de contato, de beijo, de Dona Lurdes batendo em todo mundo, é complicado. Mas acho que o texto e a novela superam isso, vocês vão ver. [Amor de Mãe] é uma novela carregada de encontros e afeto, e acho que soubemos contornar muito bem esse processo de se relacionar e abraçar mesmo sem poder."

PROTOCOLOS

Nanda Costa, que vive Érica na trama, falou um pouco das dificuldades das gravações, retomadas com vários cuidados seis meses após o início da pandemia, em setembro do ano passado: "É muito mais trabalhoso gravar com esse protocolo. Tinha uma concentração muito maior de toda a equipe, um silêncio para a coisa dar certo, e muitas vezes elas [as cenas] saíam de primeira ou de segunda. Porque quando tinha que repetir, ou era por causa do acrílico separando a gente, ou do distanciamento, ou uma trena. Mas era sempre melhor estar trabalhando, em movimento, e contando essa história tão linda".

Vivendo a professora Camila, a atriz Jéssica Ellen contou um pouco sobre sua fase de readaptação. "O cenário e o figurino da Camila me ajudaram muito. Quando cheguei na escola, já me debulhava de chorar. Foi uma adaptação esquisita, mas que aconteceu de maneira bem natural também, porque o nosso corpo cria memória afetiva. E as relações da história já estavam estabelecidas. Então foi fácil me reconectar", declarou.

Junto aos cuidados dentro dos estúdios, o elenco voltou a gravar a trama fazendo testes semanais de covid-19 e ainda cumpria isolamento dentro de hotel para ir direto para as filmagens. Um processo que foi difícil, principalmente, para a protagonista e grande matriarca da novela, Dona Lurdes.

"A Lurdes é uma personagem muito arrebatadora. E para fazê-la, eu me joguei de um jeito que, para você puxar um freio de mão de um caminhão grandão, quanto mais você o dirige numa grande velocidade, fica mais difícil de frear. Não foi fácil para mim puxar o freio. Não só pela novela e a personagem que é lindíssima, mas o encontro desse elenco é uma coisa única! Porque realmente as pessoas tinham um amor, um cuidado umas pelas outras. Nós criamos, de fato, uma família", afirmou a atriz Regina Casé.

Comentários

Últimas notícias