Clodoaldo Magalhães deve desembarcar no PV e assumir o comando do partido em Pernambuco
Clodoaldo Magalhães, atualmente no PSB, deve desembarcar no PV e assumir a presidência estadual do partido. Ele será candidato a deputado federal

Em breve, Clodoaldo Magalhães deve estar de casa nova. Após diversos desgastes no PSB, o deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco terá um partido para chamar de seu em Pernambuco: o Partido Verde (PV).
À coluna, Clodoaldo Magalhães confirmou as conversas e adianta que alguns detalhes ainda precisam ser acertados. A resolução deve acontecer numa reunião em Brasília com José Luiz Penna, presidente nacional do PV.
Trata-se de um movimento arriscado. Nos bastidores, avalia-se que a candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao Governo de Pernambuco poderia, com a redistribuição dos votos do deputado federal entre aliados, tornar a eleição de Clodoaldo Magalhães à Câmara Federal mais confortável.
- Anderson Ferreira quer Clodoaldo Magalhães no PL, caso deputado deixe PSB
- Danilo Cabral diz que definição da situação de Clodoaldo Magalhães no PSB sai breve
- Eduardo da Fonte nega legenda a Clodoaldo Magalhães em solidariedade ao PSB
- Clodoaldo Magalhães recebeu convite de Raquel Lyra para deixar PSB
A ida para o PV deve acontecer até o dia 2 de abril, prazo no qual fecha-se a janela partidária. Dessa forma, o movimento poderia acontecer "no escuro", com chances de a federação do PV com o PT, PCdoB e PV não se concretizar.
Caso a mudança se concretize, o parlamentar deve assumir a presidência estadual do partido. Isso estaria acordado, inclusive, com Jorge Carreiro, dirigente da legenda em Pernambuco. Clodoaldo seria um importante aditivo ao grupo, ainda com pouca expressão no estado. Com 65.750 votos, ele foi o sexto deputado estadual mais votado na eleição de 2018, entrando no seu quarto mandato consecutivo na Alepe.

Além disso, caso o PV realmente consiga concretizar sua federação com o Partido dos Trabalhadores, o deputado continuaria contando com a imagem de Lula, líder nas pesquisas eleitorais. O parlamentar já posou com o pré-candidato, levantando, na ocasião, rumores de que poderia desembarcar no PT.
"Não estou pensando em chapa confortável. (...) Precisava de uma legenda coerente com meus posicionamentos", comentou Clodoaldo Magalhães à coluna, destacando as bandeiras do PV pelos direitos das mulheres e luta ambiental.
Questionado sobre, caso a federação não ande, poderia desistir da candidatura para deputado federal, Clodoaldo Magalhães foi enfático: "zero chances de desistir".
Apoio de Clodoaldo e do PV a Danilo Cabral na eleição para o Governo de Pernambuco
A coluna questionou Clodoaldo Magalhães sobre um possível apoio a Danilo Cabral na disputa pelo Governo de Pernambuco. O deputado estadual diz que as conversas com o pré-candidato ainda não aconteceram.
Ele diz que está focado na situação do partido, nas conversas para crescer a legenda em Pernambuco. "Estou mais preocupado em consolidar uma posição contra o autoritarismo. (...) O PV é um partido de centro, que dará governabilidade a Lula", pontua.