pernambuco | Notícia

Aumento da passagem do ônibus: conselheiros pedem adiamento de reunião com Governo para depois do Carnaval

Reunião marcada para esta sexta-feira, véspera de Carnaval, ainda não tem pauta definida, mas pode tratar de aumento da passagem

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 07/02/2024 às 12:25 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:31

Os conselheiros Pedro César Josephi Silva e Souza e Márcio José da Silva Moraes, representantes da sociedade civil no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), solicitaram o adiamento da reunião marcada pelo governo de Pernambuco e que pode tratar do aumento da passagem dos ônibus

A reunião está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (9), véspera do sábado de Carnaval, de forma virtual. Os conselheiros pedem que o encontro seja transferido para a próxima sexta, dia 17.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

No pedido, eles afirmam que a reunião não possui pauta definida de assuntos a serem deliberados e que, por isso, os participantes não poderiam decidir sobre aumento de tarifa sem isso.

Eles também citam que, durante todo o ano de 2023, não houve convocação nem reuniões ordinárias ou extraordinárias do Conselho e que, após inquéritos civis abertos no Ministério Público de Pernambuco, o CTM se comprometeu a apresentar um calendário de reuniões periódicas, como determina o regimento e a legislação.

Os conselheiros lembram que o Governo de Pernambuco e as prefeituras de Recife e Olinda já anunciaram a abertura do Carnaval para a quinta-feira (8). Além disso, dizem que o formato virtual poderia prejudicar o acesso por parte de representantes da sociedade civil idosos e deficientes, requerendo um encontro presencial.

"Considerando todo o exposto, requer, a remarcação da 14ª reunião do Conselho Superior Transporte Metropolitano para a outra sexta-feira (15/02/2024) ou data de acordo com a conveniência de Vossa Senhoria, na modalidade presencial de modo a oportunizar e garantir a participação efetiva dos conselheiros.

A carta é endereçada ao presidente do Conselho, Diogo de Carvalho Bezerra, que é secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Pernambuco. A gestão estadual ainda não se manifestou.

Veja: Pernambuco irá sediar partida do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

Compartilhe