Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
OBMEP 2024

Gabarito Obmep 2024: onde conferir o gabarito? Veja valores da premiação

Mais de 18,5 milhões de alunos mergulharam na primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 05/06/2024 às 9:35 | Atualizado em 05/06/2024 às 10:26
Maior competição científica do Brasil atinge 99,9% dos municípios brasileiros na edição 2024 - Reprodução

Nessa terça-feira (4), mais de 18,5 milhões de alunos mergulharam na primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), essa emblemática competição científica do país atingiu um marco notável este ano, registrando um recorde no número de escolas e municípios participantes: 56.516 instituições de 5.564 cidades, abrangendo uma impressionante cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

Fases da Obmep

A Obmep se desdobra em duas fases. A primeira etapa, realizada nessa terça-feira, envolveu a aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha, organizada em três níveis distintos, ajustados de acordo com o nível escolar dos alunos: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

Os participantes tiveram duas horas e meia para concluir o exame, enquanto os alunos com necessidades especiais dispuseram de três horas e meia para a realização da prova.

Durante essa fase inicial, tanto a aplicação quanto a correção das provas ficam sob responsabilidade das próprias escolas, as quais devem seguir criteriosamente as instruções e os gabaritos fornecidos pelo Impa.

Os alunos competem, dentro de suas próprias escolas, com colegas do mesmo nível, disputando vagas para a segunda fase da Obmep, cuja quantidade é predefinida e varia conforme o número de inscritos em cada nível.

A lista dos classificados para a segunda fase será divulgada no site da olimpíada em 2 de agosto, com a prova marcada para o dia 19 de outubro, em locais determinados pelo Impa.

*Vale frisar que as datas de divulgação do gabarito serão divulgadas em breve, segundo a Obmep. As provas e soluções são divididas por níveis e estão disponíveis para consulta neste link.

Premiação

No dia 20 de dezembro, a Obmep anunciará no site os premiados da 19ª edição. A olimpíada distingue os alunos de escolas públicas e privadas em suas premiações.

Os primeiros poderão receber 6,5 mil medalhas (500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze), além de até 45 mil certificados de menção honrosa.

Já os estudantes de instituições particulares têm a possibilidade de conquistar 1,95 mil medalhas (150 de ouro, 450 de prata e 1,35 mil de bronze), e até 6 mil certificados de menção honrosa.

Medalhas

Os alunos que conquistam medalhas de ouro, prata ou bronze na Obmep são convidados a ingressar no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.), uma iniciativa que visa promover e incentivar o desenvolvimento acadêmico.

Os participantes do programa, provenientes de escolas públicas, recebem uma bolsa no valor de R$ 300 como reconhecimento por seu desempenho.

OBMEP

A Obmep é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).

Dirigida a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, essa competição desempenha um papel crucial ao estimular o interesse pela matemática e ao identificar jovens talentos nessa disciplina.

*Com informações do Diário do Nordeste

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS