A Lotofácil é uma das únicas loterias da Caixa que acontece todos os dias. Ela acumula popularidade devido ao seu baixo preço e às suas boas probabilidades de vitória.
Com a Lotofácil da Independência se aproximando, surge a questão que já deve estar assolando alguns apostadores: quando as edições regulares serão pausadas?
De acordo com comunicado da Caixa, os concursos diários acontecem até a próxima sexta-feira (23).
Do dia 24 ao dia 9 de setembro, quando será realizado o sorteio da edição especial, as vendas da Lotofácil serão exclusivamente destinadas ao concurso comemorativo.
A Lotofácil da Independência de 2024 estima R$ 200 milhões em prêmios e teve suas vendas iniciadas ainda no final de julho.
Para concorrer, os interessados podem realizar seus jogos do modo tradicional, por meio das lotéricas físicas, ou apostar de qualquer lugar pela Loteria Online da Caixa.
Por que a Lotofácil vai parar?
Esta é uma prática que não é exclusiva da Lotofácil da Independência.
À medida que se aproxima uma edição especial de uma loteria, a Caixa pausa as edições regulares da loteria por um tempo, destinando 100% das vendas ao concurso especial.
Isso acontece por motivos óbvios. Por ter premiações maiores, estes concursos precisam vender mais jogos, pois a premiação é fruto da bilheteria do concurso.
Tanto é que, as premiações estimadas muitas vezes aumentam quando as vendas vão muito bem. Em suma, são dois valores inter-relacionados.
Assim, para vender mais, aumentar ainda mais o volume do prêmio e atrair ainda mais pessoas, a Caixa pausa os concursos regulares para focar na edição especial.
Como apostar na Lotofácil da Independência?
Para aqueles que já estão familiarizados com o formato tradicional da Lotofácil, o funcionamento da edição especial é bastante similar.
Assim como nos sorteios regulares, na Lotofácil da Independência, os jogadores devem selecionar entre 15 e 20 números dos 25 disponíveis no bilhete.
Ao final da edição especial, são sorteados 15 números vencedores, e quem acertar todos esses números ganha o prêmio principal.
Regras de acúmulos e histórico de premiação
A edição da Lotofácil da Independência é não acumulativo. Ou seja, caso ninguém acerte os 15 números, o prêmio principal é repartido entre aqueles que acertarem 14 números.
No entanto, essa situação nunca ocorreu desde o lançamento da Lotofácil da Independência.
Até hoje, houve 12 edições e um total de 516 ganhadores, resultando em uma média de 43 vencedores por concurso.