Para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 disponibilizado pelo Governo Federal devido à pandemia do novo coronavírus, é necessário estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado. No entanto, não precisa se preocupar, para regularizar o CPF não é preciso ir até a sede física da Receita Federal.
O contribuinte pode resolver a maior parte das pendências de forma instantânea por meio do site da instituição. Nele é possível verificar a situação cadastral do CPF, atualizar o cadastro e regularizar o CPF caso ele esteja "suspenso".
Uma outra forma de realizar a consulta da situação cadastral é por meio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios, mas há um custo de R$ 7 para que as entidades façam o serviço.
Caso o contribuinte não consiga resolver a situação do CPF pelo site da Receita Federal, ele pode enviar um e-mail para o atendimentorfb.03@rfb.gov.br e inserir no e-mail o nome completo; telefone para contato; cópia do documento de identidade (caso o documento esteja desatualizado, é necessário inserir também a certidão de nascimento ou de casamento); foto tipo selfie do contribuinte, segurando, próximo ao rosto, o documento de identidade. O canal de atendimento foi criado para ajudar durante a pandemia da covid-19.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.